O Hospital da Cidade, localizado na Gruta de Lourdes, está recebenedo pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), oferecendo suporte hospitalar e atendimentos de alta complexidade.
Segundo a Prefeitura de Maceió, os pacientes são direcionados para a unidade de saúde por meio do Sistema de Marcação e Regulação – Pronto!. O objetivo, de acordo com o órgão municipal é desafogar os leitos das UPAs, garantindo atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde.
Com uma capacidade de 220 leitos, o Hospital da Cidade oferece exames de alta complexidade em nefrologia, neurologia, cardiologia, cardiopediatria, cirurgia geral e outras especialidades. São exames e procedimentos como a angioplastia coronária, cateterismo, embolização pulmonar, entre outros.
No período de fevereiro a julho de 2024, quando o município assumiu a direção do hospital, após o período de transição, foram registrados 9.885 exames eletivos e 1.519 internações.
O HC tem também a primeira maternidade pública municipal. A capital ganhou 41 leitos para receber as mães de risco habitual e de alto risco, com uma equipe multiprofissional e os equipamentos fundamentais para que seja garantindo um atendimento adeuado e de qualidade.
O espaço conta com 22 leitos obstétricos, 10 leitos de UTI Neonatal e nove leitos de observação. Para o atendimento no HC, as mulheres devem ser encaminhadas por outro estabelecimento de saúde, ou seja, não é um serviço porta aberta.
Além da maternidade para gestantes de alto risco, o hospital conta também com uma UTI Pediátrica, que atende crianças de dois meses a 14 anos, com 10 leitos entregues e uma equipe multiprofissional com atendimentos psicológico, nutricional, fisioterapêutico, odontológico, além do acompanhamento médico especializado.