Por: Raissa Matias
Trilhas são percursos demarcados em ambientes naturais, ou seja, dentro do habitat dos animais silvestres. É preciso ter cuidado, observar bem o local e não tentar interagir caso encontre algum animal, pois o ataque pode ser apenas uma reação de defesa.
“Estude o percurso antes de ir e, sempre que possível, faça a trilha com guias locais, que conheçam bem a região. Quem já domina o percurso sabe identificar caminhos seguros, evitar áreas de risco e agir corretamente em situações inesperadas. Além de prevenir acidentes, essa escolha garante uma vivência mais tranquila, responsável e respeitosa com o meio ambiente”, alertou o biólogo e consultor ambiental do IMA, João Vinícius.
O técnico do IMA/ AL alerta também para não passar perfume ou hidratantes com aromas, pois esses produtos atraem insetos. Então, opte por passar apenas protetor solar e não esquecer do repelente – melhor utilizar os que possuem icaridina em sua composição, já que esses também afastam carrapatos e são mais eficazes.
Em locais com mata mais fechada, é comum sofrer com o calor e a desidratação. Portanto, levar água é fundamental para se manter hidratado durante todo o percurso. Use roupas leves. Calça comprida e camisa de manga longa, com tecido respirável e de cores claras, bota adequada e chapéu fazem toda diferença. Outro item muito importante é a perneira, pois ela ajuda a proteger as pernas e pode evitar acidentes graves, principalmente com serpentes.
Por fim, em caso de imprevistos, a orientação é manter a calma e agir com responsabilidade. Se houver acidentes, pessoas feridas ou desaparecimentos, o recomendado é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193, com o máximo de informações sobre a localização para facilitar o resgate.
Com planejamento antecipado e seguindo todas essas dicas, você aproveita a natureza com segurança e volta para casa com muitas boas lembranças.
ABN C/ Tribuna Hoje

















