Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Impressionante: “tornado” provoca estragos e assusta moradores de Estrela de Alagoas

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de fevereiro de 2024

vv2

Cortesia

Por: Theo Chaves

Um fenômeno similar a um “tornado” foi registrado na zona rural de Estrela de Alagoas, no Agreste, na tarde desta quinta-feira (22). Imagens feitas por moradores da região mostram que o fenômeno atingiu casas e provocou estragos em algumas residências.

Em um dos vídeos encaminhados à reportagem do TNH1, um morador registrou como ficou a estrutura de uma das residências após a passagem do fenômeno. “Arrancou tudo. Ave Maria, estou todo me tremendo. Acabou com tudo”, diz o morador.

Em um outro registro, um morador da região do sítio Lajeiro dos Nicácios, local atingindo pelo “tornado”, flagra um grande redemoinho de vento se formando em meio à nuvens de chuva.

Fenômeno pode ter sido provocado áreas de instabilidades –  Ao TNH1, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) confirmou o fenômeno e explicou que ele pode estar ligado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente.

“O fenômeno que aconteceu nesta tarde em Estrela de Alagoas pode ser uma célula funil que acontece em nuvens muito convectivas, também chamadas de super células. O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico. 

O que é um VCAN? Vortice Ciclonico em Altos Níveis, basicamente um centro de baixa pressão  que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera”, explicou a meteorologista da Semarh,  Anna Bárbara Coutinho.

*Redação com TNH1

Galeria de Imagens