Por: Marcelle Limeira
O impedimento para a passagem do VLT no bairro ocorreu em 2020 após descoberta da causa do afundamento do solo que atingiu cinco bairros da capital alagoana. Em 2024, técnicos da Defesa Civil de Maceió, incluindo o coordenador-geral Abelardo Nobre, estiveram no Japão com o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e visitaram o Railroad Technical Research Institute para conhecer as melhores práticas internacionais no gerenciamento de emergência sísmico ferroviário.
Na oportunidade, conheceram como funciona o sistema e os métodos de comunicação que são fundamentais para proteger vidas e mitigar os impactos de desastres. E, para que a circulação do VLT seja possível e ocorra de forma segura, o órgão municipal repassou uma série de recomendações de segurança que devem ser rigorosamente cumpridas.
Saiba quais foram as principais recomendações:
1. É imprescindível a decisão das obras de estabilização e contenção da encosta do Mutange, que mitigarão o risco de movimento de massa na região. Trabalho que já está sendo realizado;
2. Os trilhos situados no trecho da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro devem ser equipados com tecnologias de mitigação de riscos operacionais e monitoramento em tempo real, permitindo a detecção de alterações em sua geometria e deformações na região dos dormentes, a fim de garantir uma operação segura para os usuários do Veículo Leve sobre Trilho (VLT);
3. Considerando os dados de monitoramento e os estudos realizados, que indicam a manifestação positiva entre a redução da velocidade de deslocamento e as atividades de preenchimento das cavidades com areia (backfilling), torna-se evidente a necessidade de continuidade no preenchimento das cavidades 20/21, 27, 15 e demais possíveis para dar segurança à passagem do trem. As cavidades 27 e 15 já foram completamente preenchidas e, as cavidades 20/21 estão em andamento;
4. O trecho da linha férrea localizado na Av. Major Cícero de Góes Monteiro, entre o antigo Colégio Bom Conselho e a ladeira da Gruta do Padre Cícero Romão Batista, independentemente da operação, deverá permanecer sob monitoramento contínuo realizado pela Defesa Civil de Maceió e demais órgãos competentes.
Utilização temporária
A utilização da região para o retorno da passagem do trem segue critérios de segurança e monitoramento. O trem só poderá voltar a circular na região seguindo todas as recomendações feitas pela Defesa Civil de Maceió.
“O uso do local será momentâneo, somente por um curto espaço de tempo, que é o tempo de passagem do trem pela região. Não serão construídas paradas de trem em todo o trecho dentro dos bairros afetados. A política do desastre não nos permite viabilizar o retorno de construções que ocupam a região de forma permanente”, explica o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.
Conforme as recomendações, o trem poderá voltar a utilizar o trecho que fica dentro da região afetada, que passa pelos bairros de Mutange e Bebedouro. O sistema de monitoramento que será implementado utilizará tecnologia de ponta, para que a região seja monitorada ininterruptamente para este fim e, todos os critérios de segurança deverão ser completamente realizados.
Redação com Tribuna Hoje

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