Anadia/AL

18 de janeiro de 2025

Anadia/AL, 18 de janeiro de 2025

Instituto de Criminalística de Maceió registra aumento de 40% na produção de laudos em 2024

Dados apontam também uma redução na média de tempo da execução da perícia e na entrega dos laudos pelos peritos criminais. 21:09

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de janeiro de 2025

A.2

A estrutura do instituto tem mostrado eficiência na distribuição das demandas e na conclusão dos exames periciais. Ascom Polícia Científica

Aarão José / Ascom Polícia Científica

O Instituto de Criminalística de Maceió (IC) alcançou um marco histórico em 2024, com a emissão de 10.866 laudos periciais. Esse número representa um aumento de 40% em relação ao ano passado. Este resultado expressivo reflete o comprometimento da instituição em aprimorar a eficiência e a qualidade de seus serviços, se consolidando como referência no setor.

De acordo com Charles Mariano Pedrosa de Almeida, chefe do IC de Maceió, o ano de 2024 foi de grandes conquistas para a instituição, com a produção média mensal de 906 laudos, um desempenho consideravelmente superior ao registrado em 2023. A estrutura do instituto, dividida em quatro chefias (Administrativa, Perícias Externas, Perícias Internas e Perícias Laboratoriais), tem mostrado eficiência na distribuição das demandas e na conclusão dos exames periciais.

A Chefia de Perícias Laboratoriais foi responsável por 46,4% dos laudo; já a Chefia de Perícias Internas, fez 31%. A Chefia de Perícias Externas concentrou 13,6% das demandas, atendendo uma grande parte das solicitações como crimes contra a pessoa e patrimônio, além de perícias de trânsito e identificação veicular. Os mutirões de balística também se sobressaíram, com 8,9% da produção dos laudos.

A estrutura do instituto tem mostrado eficiência na distribuição das demandas e na conclusão dos exames periciais.  Ascom Polícia Científica

Outro dado importante foi a melhoria no tempo de execução dos laudos. Menor tempo de resposta reflete maior agilidade e eficácia no atendimento às solicitações. O Instituto de Criminalística também conseguiu reduzir o passivo de perícias em 24%, o que demonstra a capacidade de atender às crescentes demandas da sociedade.

Charles Mariano destacou que esses resultados são um reflexo direto do empenho da equipe do instituto, o que garante a confiança dos órgãos públicos e da população na sua atuação. Para ele, o ano de 2024 representa não só um crescimento quantitativo, mas também um aprimoramento qualitativo nos processos de perícia criminal. Praticamente todos os setores apresentaram uma evolução positiva nesse aspecto, refletindo o compromisso com a eficiência e a excelência nos serviços prestados.

“Esses resultados consolidam o Instituto como referência em perícia criminal e fortalecem a confiança da população e dos órgãos públicos. O desempenho de 2024 não apenas representa um grande feito, mas também serve de inspiração para novos desafios e reafirma o compromisso do Instituto com a justiça e a segurança pública”, afirmou.

Redação com Agência Alagoas

Espaço Publicitário

Mantenha-se Informado(a)
Acesse o Portal ABN !
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens