Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Intercambistas do Daqui pra o Mundo retornam a Alagoas nesta sexta (14)

Estudante passaram quatro semanas na Inglaterra aprendendo a língua inglesa e vivenciando a cultura local.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 13 de junho de 2024

intercambistas-do-daqui-pra-o-mundo-retornam-a-alagoas-nesta-sexta-14

Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Henrique Pereira / Ascom Seduc

Uma das mais ricas experiências vividas pelos alunos da rede pública estadual em toda história ganha um novo capítulo nesta sexta-feira (14). Os 50 estudantes do programa de intercâmbio Daqui pra o mundo retornam a Alagoas após um período de quatro semanas na Inglaterra. O horário estimado para o desembarque é às 10h, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo. Eles serão recepcionados pelos pais, parentes, e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), dentre eles, a secretária Roseane Vasconcelos.

Em terras inglesas, os estudantes, que foram acompanhados por monitores da Seduc, foram divididos em grupos e frequentaram escolas de quatro cidades diferentes – Oxford, Cambridge, Canterbury e Brighton -, além da capital, Londres. Cada intercambista foi acolhido por uma host family, família nativa que hospeda estudantes do exterior em sua residência.

Experiência inesquecível

No início da jornada na “Terra da Rainha”, a secretária Roseane Vasconcelos também esteve presente. Agora, chegada ao fim a experiência, ela reforça o sentimento de orgulho com o programa pioneiro no Estado.

“É a realização de um sonho. Desde que anunciamos o Daqui pra o Mundo, percebemos a mobilização dos estudantes para que pudessem aproveitar essa oportunidade. Esses primeiros 50 intercambistas ficarão marcados na nossa história e, pra mim, isso é motivo de muito orgulho. Além de aprender a língua inglesa direto da fonte, eles tiveram uma grande imersão cultural. Tenho certeza que a experiência ficará marcada nas vidas deles”, pontuou a secretária.

Foto: Alexandre Teixeira/Ascom Seduc

Enquanto estavam fora do país, todos os intercambistas tiveram acesso a chips telefônicos para se comunicarem entre si e com os familiares no Brasil. Eles também haviam recebido cartões que eram recarregados semanalmente, com valores que lhes permitiram custear as despesas diárias, a exemplo da alimentação.

Primeira turma

Com a garantia de uma nova edição do programa já feita pelo governador Paulo Dantas, a primeira edição do Daqui pra o mundo contemplou todas as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs). Os 50 alunos representaram unidades de ensino de Maceió (13), Arapiraca (6), União dos Palmares (4), Palmeira dos Índios (3), Santana do Ipanema (3), São Miguel dos Campos (3), Rio Largo (3), Olho d’Água do Casado (2), Coruripe, Igaci, Mar Vermelho, Capela, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, São José da Laje, São José da Tapera, Penedo, Matriz de Camaragibe, Japaratinga, Delmiro Gouveia e Messias, todas com um estudante cada.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens