Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

Iteral e Carpil firmam parceria para retomada das ações do Programa Nacional do Crédito Fundiário em Alagoas

Objetivo é democratizar o acesso à terra e ampliar o número de famílias assentadas no estado.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 27 de maio de 2024

Alagoas 4

Iniciativa facilitará o acesso dos trabalhadores camponeses à terra - Dyego Barros / Ascom Iteral

Por Dyego Barros / Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) firmaram, nesta segunda-feira (27), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado à expansão das ações desenvolvidas pela autarquia estadual. Com a parceria, as instituições ligadas à agricultura familiar pretendem retomar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e ampliar os investimentos destinados à projetos de regularização fundiária. O acordo foi formalizado pelo diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, pelo gerente de Política Agrária e Fundiária, Severino Araújo, e pelo presidente da Carpil, Luciano Monteiro, na sede do órgão estadual.

Na prática, a iniciativa facilitará o acesso dos trabalhadores camponeses à terra. Atualmente, Alagoas possui cerca de 3.500 famílias beneficiadas pelo PNCF, que oferece condições especiais de financiamento de imóveis rurais para pequenos produtores em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e na contratação de assistência técnica, assim como no próprio projeto produtivo, para que o agricultor consiga desempenhar suas atividades de forma autônoma e independente.

De acordo com o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, a cooperativa atuará na busca de viabilizar os recursos na esfera federal e no processo de interlocução entre o Estado e as associações de comunidades rurais com demandas pendentes.

“A Carpil nasce no fim da década de 80, com o propósito de combater o êxodo de jovens alagoanos, filhos de agricultores, para outras regiões do país, a partir da validação de programas de fomento à produção rural e da assistência à agricultura familiar”, explica Luciano. “A Carpil atualmente dialoga com representações de todo o território nacional e orgulha-se de ter contribuído para consolidar programas de implantação de quintais produtivos, recuperação de nascentes, reestruturação da mandiocultura, entre outros”.

Para o diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva, a parceria entre as instituições cumprirá um papel estratégico no âmbito das articulações que objetivam a expansão do Crédito Fundiário em Alagoas. “Enquanto órgão responsável pelo gerenciamento dos mais de 200 assentamentos do Crédito Fundiário existentes no estado, o Iteral cumpre um papel importante, acompanhando as famílias beneficiadas pelo programa, compreendido pelo Governo Federal como um dos principais instrumentos de democratização do acesso à terra, combate à pobreza no campo e consolidação da agricultura familiar no Brasil”, disse.

Redação com Agência Alagoas

Galeria de Imagens