Anadia/AL

18 de junho de 2024

Anadia/AL, 18 de junho de 2024

Janja participa de entrega de 220 purificadores de água para Porto Alegre e Canoas

Primeira-dama experimentou o resultado do equipamento, que transforma água suja em água potável, em ação do governo Lula em parceria com sociedade civil, inclusive o youtuber Felipe Neto.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 9 de maio de 2024

Brasil

Créditos: Carlos Kbene - Janja bebe a água pura depois de passar pelo purificador

👁️‍🗨️ Por Iara Vital

O povo do Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia humanitária e climática sem precedentes em razão das fortes chuvas e enchentes que assolam o estado. Perda de vidas, de casas e bens pessoais, uma grave crise de abastecimento de água potável e outras dificuldades.

Pelo menos a falta de água pode ser amenizada graças a uma ação conjunta do governo Lula e colaboradores da sociedade civil. Nesta quarta-feira (8) foi feita a entrega de 220 purificadores de água ao município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

Os equipamentos, comprados por meio de doações coordenadas pelo influenciador digital Felipe Neto e pelo prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, foram transportados por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A iniciativa busca mitigar as dificuldades enfrentadas por aproximadamente 70 mil pessoas abrigadas em espaços mantidos pelas prefeituras de Porto Alegre e de Canoas, com a previsão de aumento desse número nos próximos dias.

Cada purificador tem capacidade para tratar 5 mil litros de água diariamente, totalizando a possibilidade de purificação de 1,1 milhão de litros de água por dia.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, destacou a eficiência e facilidade de manuseio dos equipamentos durante uma coletiva de imprensa.

O transporte e distribuição dos purificadores também contou com a cobertura de Felipe Neto em suas redes sociais, detalhando cada etapa do processo, desde o embarque até a montagem dos equipamentos na capital gaúcha.

Além disso, o avião da FAB aproveitou a viagem para transportar 25 toneladas de produtos doados, incluindo itens de higiene pessoal e limpeza, essenciais para o atendimento das necessidades básicas dos desabrigados.

Essa mobilização reflete a união de esforços do governo e da sociedade para enfrentar a crise humanitária no estado e destacou a importância da solidariedade e do apoio mútuo em tempos de adversidade.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também participou da entrega dos purificadores e, inclusive, provou o resultado do equipamento.

Cenário de guerra no RS
As autoridades acreditam que perto de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas pelas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.

O prejuízo ultrapassa R$ 4,6 bilhões. Os números, infelizmente, são parciais, pois ainda existem cidades cobertas pela água onde danos não foram medidos.

Ao todo, 417 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 83,9%. A Defesa Civil registrou 100 mortes, com 128 desaparecidos.

Redação com Revista Fórum

Galeria de Imagens