A informação sobre a saída do jornalista Joaldo Cavalcante do cargo de Secretário de Estado da Comunicação foi o assunto da noite desta sexta-feira, em todas as rodas de jornalismo. Ainda não há uma informação oficial saída do Palácio, mas também não houve nenhuma negativa vinda dos lados de lá.
O que se fala é que na próxima segunda-feira deve ser publicada a portaria do governador Paulo Dantas, atendendo ao pedido de exoneração encaminhado há alguns dias pelo secretário Joaldo e, em ato contínuo, a nomeação do jornalista Wendel Palhares para o cargo.
Tudo consensual entre o governador e os dois secretários; tudo pontuado em comum acordo dentro do Palácio. Não é de agora que Joaldo vem dando sinais de que estaria se preparando para entregar o leme. A conta que ele mesmo faz da longevidade na função – 15 anos entre Estado e Prefeitura de Maceió -, dizendo que tá na hora de abrir novos horizontes, e a frase que tem repetido entre amigos, nos últimos meses: “Wendel está pronto!”, são alguns desses sinais. Pelo visto, chegou a hora.
De fato Wendel cresceu na função de Secretário Executivo ocupada nos últimos dois anos, e a escolha do seu nome para substituir Joaldo no comando da Secom é um movimento natural no sentido de dar continuidade a um excelente trabalho de comunicação que vem sendo realizado na atual gestão. Um trabalho a quatro mãos, onde Wendel teve como mestre uma das maiores referências do jornalismo alagoano. Joaldo é respeitado por sua postura profissional, por sua experiência na gestão da comunicação pública e por deixar, em todos os lugares por onde passou, a marca da valorização do jornalismo e dos jornalistas.
Em sua trajetória como gestor de comunicação, ele foi fundamental na estruturação das assessorias de comunicação. Hoje, pode-se dizer que a Secom do Estado dispõe de uma equipe de peso, considerando o nível de seus profissionais. E isso Joaldo conseguiu com a visão de que é preciso pagar salários compatíveis. Nenhum jornalista na função de assessor de comunicação do Estado recebe menos que o piso salarial da categoria. Parece básico, mas bem distante da realidade praticada antes. Essa mudança é um dos principais legados que Joaldo deixará, ao sair da Secom nos próximos dias.
Redação com é assim
Curta & Compartilhe 👁️🗨️