Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

Julgamento de Moro será concluído na próxima terça, diz Moraes

"Começaremos e terminaremos o julgamento", disse o presidente do TSE.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 17 de maio de 2024

Brasil

Ministro Alexandre de Moraes participa da sessão plenária do STF (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve finalizar, na próxima terça-feira (21), o julgamento de dois recursos que buscam a cassação do mandato do senador e ex-juiz da Lava-Jato, Sergio Moro (União-PR). O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, indicou que o julgamento será encerrado na próxima sessão, conforme reportado pelo Valor. “Comunico aos colegas que será processo único na pauta. Começaremos e terminaremos o julgamento. Até porque, na terça, temos a vantagem de não termos sessão no Supremo de madrugada”, disse

A análise do caso teve início na quinta-feira (16), com a apresentação do relatório pelo ministro Floriano de Azevedo Marques. Na próxima semana, o julgamento continuará com as sustentações orais dos advogados e a manifestação do Ministério Público Eleitoral (MPE), que já emitiu um parecer favorável a Moro. Após essas etapas, o relator dará seu voto. As ações foram movidas pelo PT e pelo PL.

Sergio Moro enfrenta acusações de abuso de poder econômico e uso de caixa dois durante a pré-campanha eleitoral de 2022. A acusação central é que ele se beneficiou do período em que cogitou se candidatar à Presidência da República, enquanto era filiado ao Podemos. No mês anterior, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) decidiu que não havia base suficiente para cassar o mandato de Moro. Os recursos foram apresentados ao TSE em 2 de maio.

Os aliados de Moro estão confiantes no desfecho do julgamento, apontando que o parecer do MPE recomenda a rejeição dos recursos, argumentando que não há “prova clara e convincente” de que Moro violou as regras eleitorais. Esse parecer foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa.

Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens