O Poder Judiciário de Alagoas determinou, nessa terça-feira (8), a liberdade de um dos suspeitos do assassinato do pedreiro José Silvio Araújo da Silva, de 47 anos, ocorrido no município do Pilar. A decisão foi do desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo. O suspeito, identificado pelas iniciais C. J. S. dos S., estava preso temporariamente desde o dia 28 de junho.
Segundo documentos obtidos pelo Cada Minuto, a defesa alegou que o acusado desconhecia o crime e que, no momento em que ele ocorreu, estava em casa. Para comprovar o álibi, foram apresentadas imagens de câmeras de segurança. A prisão de C. J. ocorreu enquanto ele viajava com a família na Bahia.
A defesa também informou que solicitou a revogação da prisão durante a audiência de custódia, apresentando provas da negativa de autoria. No entanto, o pedido foi inicialmente negado. Segundo o advogado, a audiência só foi realizada três dias após a prisão, o que, de acordo com ele, tornaria o ato processual inválido.
Outro ponto levantado pela defesa foi a dificuldade de acesso aos autos do processo, o que teria comprometido o pleno exercício do direito de defesa. Em sua decisão, o desembargador destacou:
“A negativa de acesso aos referidos autos, peças ou documentos, inclusive ainda em fase de investigação policial, exceto quanto às diligências sigilosas ainda não documentadas, viola frontalmente o sistema constitucional de garantias dos acusados e termina por eivar de nulidade a decretação da prisão processual.”
Além da soltura, o magistrado determinou o acesso irrestrito da defesa aos autos, incluindo o inquérito policial, com exceção apenas das diligências investigativas ainda não documentadas ou que não tenham relação com a defesa do investigado.
Com a soltura de C. J., o número de suspeitos presos pelo assassinato de José Silvio Araújo da Silva caiu para cinco. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), 17 pessoas teriam participado do crime, conforme apontam imagens de câmeras de segurança. Confira, abaixo, o vídeo que registra o momento do crime:
No fim do mês passado, a SSP havia informado a prisão de nove suspeitos, mas três deles foram liberados após investigações comprovarem que não participaram do assassinato.
Na manhã desta quarta-feira (9), a SSP divulgou que três suspeitos, incluindo o líder do grupo criminoso, foram mortos em confronto com a polícia durante uma operação realizada na madrugada, no município de Teotônio Vilela, no Agreste de Alagoas.
Com isso, entre os 17 envolvidos no crime:
- 5 estão presos;
- 3 morreram em confronto; e
- 9 seguem foragidos.
A principal linha de investigação aponta que José Silvio havia se mudado recentemente com o objetivo de assumir o controle do tráfico de drogas na região, o que teria motivado a retaliação do grupo criminoso.
A polícia suspeita que os autores do crime tenham ligação com o Comando Vermelho, facção criminosa com atuação em diversos estados do Brasil.
Redação com Cada Minuto
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe