O deputado do MBL Kim Kataguiri decidiu usar as suas redes para promover desinformação sobre a tragédia que assola o Rio Grande do Sul e ao mesmo tempo puxar o saco do bilionário Elon Musk. De acordo com ele, a única rede de internet disponível no estado seria a Starlink, de Musk. No entanto, tal informação já foi desmentida por agências de checagem.
Veja um trecho da reportagem publicada pela agência Lupa de checagem desmentindo fake news sobre o fato:
Não há nenhuma notícia em portais confiáveis informando que o serviço de internet via satélite Starlink, do empresário Elon Musk, é a única rede disponível para cooperar com os resgates no Rio Grande do Sul. Em nota, a Conexis Brasil Digital — que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade no Brasil —, informou que as principais operadoras de internet fixa e móvel associadas à instituição têm mantido as redes ativas na maior parte do estado.
As operadoras Tim, Vivo e Claro abriram as suas redes de telefonia no estado para que as pessoas possam acessar, temporariamente, a rede disponível das outras duas de forma gratuita. A medida é válida para todos os clientes ativos, com contas pré ou pós pagas.
A Conexis ressaltou ainda que as prestadoras estão acompanhando o retorno da energia elétrica, situação climática e a liberação de estradas para que possam “atuar no restabelecimento dos serviços prejudicados no menor tempo possível”.
Tá todo mundo usando internet aqui e as operadoras ainda abriram o sinal pra compartilhamento de rede.
O MBL além de mentiroso e não estar ajudando em nada, tavam usando da tragédia pra conseguirem assinantes pro “clube MBL” dizendo que iam doar o valor da assinatura, toma no cu https://t.co/PGBe3sVhF7
— Lenu (@LenonBem) May 6, 2024
*Redação com Brasil 247

