Alagoas conquistou um lugar de destaque no cenário nacional de inovação. O coordenador de metodologias e estratégias do Laboratório de Inovação Inclusiva da Universidade Federal de Alagoas (Liinc/UFAL), João Paulo Ferreira, teve sua palestra selecionada para o Hacktown 2025, o maior festival de tecnologia, inovação e criatividade da América Latina. João Paulo apresentará o tema “Hackeando o Interior: Como a Inovação Emerge em Lugares Invisíveis” durante o evento que acontece de 31 de julho a 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
A seleção coloca Alagoas no mapa nacional da inovação ao lado de grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Hacktown, que em 2024 reuniu mais de 30 mil participantes e movimentou R$ 30 milhões na economia regional, é reconhecido por transformar toda a cidade mineira em um laboratório vivo de inovação, com mais de 1.000 atividades simultâneas em 110 espaços diferentes.
A proposta é mostrar os resultados alcançados pelo Liinc atuando com empreendedorismo e inovação, sobretudo nas cidades do interior de Alagoas. “Acredito que os sucessos – e os erros – precisam ser compartilhados com outros agentes que atuam em outros ‘lugares invisíveis’ Brasil afora”, destaca João Paulo Ferreira, que também é cientista da computação formado pela UFAL e especialista em UX Research.
Desde 2023, o Liinc, junto com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti/AL) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), fazem o Circuito Alagoano de Inovação (CADI) e este trabalho já realizou 20 maratonas ou desafios de inovação, conectou mais de 120 mentores voluntários de 12 estados brasileiros e três países e impactou quase 2 mil pessoas. O reconhecimento nacional já vinha crescendo, com o laboratório sendo semifinalista do Prêmio LED da TV Globo, finalista do Prêmio INPI de Tecnologia, destacando-se como referência em inovação social no Nordeste.
A palestra acontecerá no dia 02/08, às 17h30, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), dentro da trilha de Cidades e Comunidades Inovadoras. João Paulo abordará como a metodologia alagoana pode ser replicada em outras regiões do Brasil que enfrentam desafios socioeconômicos similares.
“Acreditamos que a inovação é um instrumento fundamental para a transformação social. Essa é uma oportunidade de mostrar para o Brasil que a inovação pública não acontece apenas nos grandes centros urbanos. Em Alagoas, estamos criando soluções com os jovens, com as comunidades e com o poder público local. Nosso trabalho é um convite à transformação a partir dos territórios invisíveis”, finaliza João Paulo.


👍 Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️🗨️