Anadia/AL

28 de abril de 2026

Anadia/AL, 28 de abril de 2026

Léo Prates vira relator de proposta que ameaça escala 6×1

Por Claudia Cardozo e Manoel Serrano.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de abril de 2026

P. 4

Hugo Motta anunciou a formação da comissão que irá avaliar o impacto do fim da escala 6x1 na vida dos trabalhadores | Foto: Divulgação Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta terça-feira (28) que o deputado Alencar Santana (PT-SP) será o presidente da comissão especial que analisará propostas que preveem o fim da escala de trabalho 6×1 no Brasil. Já o parlamentar baiano Leo Prates (Republicanos-BA) assumiu a relatoria do colegiado.

“Depois de um amplo diálogo e de conversas feitas com parlamentares que acompanham essa matéria aqui na casa, decidimos designar para presidir a comissão especial Alencar Santana e o relator o deputado Léo Prates, da Bahia”, disse Motta.

O presidente da Câmara informou ainda que a comissão será instalada já nesta quarta-feira (29) e pretende aprovar o texto até o final do mês de maio na comissão.

A redução de jornada de trabalho já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na semana passada. Agora, o tema será debatido pela comissão especial, que poderá fazer mudanças nos textos.

Já o relator Leo Prates afirmou que, mais do que o fim da escala 6×1, o texto discutirá o novo arranjo do trabalho. E que o debate não será apressado.

“Esse trabalho não é contra ninguém, é a favor das pessoas. Vamos tentar ao máximo mitigar os anseios produtivos. Não vamos aprovar açodadamente. A Câmara vem discutindo o tema há mais de um ano”, disse.

Redação com BNews


Galeria de Imagens