Anadia/AL

25 de maio de 2024

Anadia/AL, 25 de maio de 2024

Lewandowski assume Ministério da Justiça nesta quinta-feira com equipe renovada

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de fevereiro de 2024

vv2

(Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

O novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, assume nesta quinta-feira (1º/2) o comando do Ministério da Justiça, substituindo Flávio Dino, que foi nomeado para uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a troca no comando do Ministério da Justiça, Lewandowski preparou mudanças em cargos estratégicos da pasta, destaca reportagem do G1. Algumas exonerações foram publicadas na madrugada desta quinta-feira, em edição do Diário Oficial da União (DOU).

Ricardo Cappelli, que ocupou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Justiça, foi exonerado nesta quinta-feira. No lugar, Lewandowski escolheu o jurista e professor Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação também já foi publicada no Diário Oficial da União. O secretário-executivo é considerado o “número 2” do Ministério da Justiça.

A edição do Diário Oficial também confirmou a exoneração de Diego Galdino de Araújo, que era secretário-executivo adjunto. O substituto do cargo ainda não foi anunciado.

Na Secretaria Nacional de Políticas Penais Rafael Velasco Brandani foi oficialmente exonerado da Secretaria Nacional de Políticas Penais nesta quinta-feira, mas o substituto ainda não foi nomeado. No entanto, a expectativa é que Lewandowski anuncie o procurador André Garcia para o cargo. Atualmente, ele é secretário de Justiça do Espírito Santo.

Também exonerado nesta quinta-feira, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar está deixando a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Para o cargo, irá assumir o procurador-geral de Justiça de São Paulo Mario Luiz Sarrubbo.

Na Secretaria Nacional de Justiça, o governo exonerou Augusto de Arruda Botelho do cargo de secretário Nacional de Justiça. Botelho já havia afirmado que deixaria o cargo na gestão de Lewandowski. O governo ainda não anunciou quem assumirá o posto, um dos mais importantes do ministério. Entre as atribuições da secretaria está a coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, em parceria com os órgãos da administração pública.

*Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens