O líder criminoso Marbem Gomes de Souza Junior, de 27 anos, foi preso nessa quarta-feira (18) enquanto fazia um passeio de barco na Ilha do Japonês. A ação frustrou planos de expansão de facções cariocas para os estados de Alagoas e Pernambuco.
De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, Marbem tentou escapar nadando ao perceber a aproximação das motos aquáticas do Comando de Polícia Ambiental (CPAM). Câmeras registraram o momento em que ele pula na água, mas é cercado e detido pelos agentes.
A prisão é estratégica para a segurança pública alagoana, já que o criminoso é investigado por articular a instalação de bases de sua facção no Nordeste. Ele já possui histórico de atuação em Maceió: em janeiro de 2020, Marbem foi preso na capital alagoana após buscar refúgio na cidade depois de ser baleado em um confronto com a polícia em Recife (PE).
Considerado de alta periculosidade, Marbem Gomes de Souza Junior possui sete registros por roubo e um por homicídio. Na ocasião da captura em Cabo Frio, ele estava foragido e tinha mandado de prisão definitiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Belford Roxo por roubo majorado.
A operação foi fruto de inteligência integrada entre o 25º BPM, a Subsecretaria de Inteligência da PMERJ e dados do Disque Denúncia. Marbem foi conduzido à 126ª DP e será transferido para uma unidade da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
* ABN C/ Tribuna Hoje

















