O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião ministerial de emergência nesta segunda-feira (13) para tratar de ações do governo em resposta às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, conforme informa a Folha de São Paulo. Interlocutores do Palácio do Planalto afirmam que Lula quer que todos os ministros apresentem as ações que estão sendo implementadas para o enfrentamento à situação de calamidade pública vivida no estado. O encontro está previsto para às 17h e não estava previsto na agenda oficial do presidente.
Além disso, deve acontecer ainda nesta segunda-feira o anúncio da suspensão da dívida do estado do Rio Grande do Sul. A suspensão deve ocorrer durante um período de três anos e está condicionada ao uso dos recursos para investimentos na infraestrutura atingida pelas inundações.
Por causa da situação no estado, o Planalto cancelou a ida do presidente ao Chile, viagem que ocorreria nas próximas sexta-feira (17) e sábado (18). “A visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Chile, inicialmente prevista para os dias 17 e 18 deste mês, foi adiada pela necessidade de acompanhamento da situação das enchentes no Rio Grande do Sul e de coordenação no atendimento à população afetada e nas tarefas de reconstrução”, informou a presidência da República, em nota.
Redação com Brasil 247