Anadia/AL

22 de junho de 2024

Anadia/AL, 22 de junho de 2024

Lula critica juros e diz ter “paciência” para trocar Campos Neto

Fala do presidente se dá 1 dia depois de dizer que não reclamaria da Selic; petista afirmou que presidente do BC deve ser mantido até o fim do mandato | 16:44 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de abril de 2024

vv1

Sérgio Lima/ Poder 360- 23 .abr.2024

Por: Caio Vinícius Mateus Maia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a taxa básica de juros, a Selic, nesta 3ª feira (23.abr.2024). A fala do petista foi feita 1 dia depois de dizer que não reclamaria dos juros, já que não tem controle sobre o índice econômico.

Lula afirmou que, apesar disso, o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, deve concluir o mandato até o fim de 2024. O presidente disse ter “paciência” para trocar o economista só em dezembro, quando poderá indicar o novo comandante da autoridade monetária.

“O presidente do Banco Central tem que saber que quem perde dinheiro com essa taxa de juros alta é o povo brasileiro […] Mesmo dizendo isso, tenho toda a paciência do mundo. Porque eu tenho que esperar até dezembro para mudar o Banco Central”, declarou Lula durante café com jornalista nesta 3ª feira (23.abr), no Palácio do Planalto.

Desde o início de seu 3° mandato, o chefe do Executivo tem feito críticas à taxa básica de juros –que está em 11,25%, menor nível desde março de 2022– e a Campos Neto. Ele avalia que o patamar alto dos juros dificulta o acesso ao crédito e engessa o crescimento da economia brasileira.

“Esse país não pode ficar todo dia tomando susto de que o mercado não gostou disso, não gostou daquilo. O mercado tá ganhando é muito dinheiro com essa taxa de juros. É isso que tem que ficar claro para sociedade”, disse Lula.

Redação com Poder 360

Galeria de Imagens