Anadia/AL

14 de junho de 2024

Anadia/AL, 14 de junho de 2024

Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras; Magda Chambriard deve assumir o cargo

A substituta deve ser Magda Chambriard, que atuou como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de maio de 2024

açplo

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu na noite desta terça-feira (14) o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Indicado no ano passado para a função, Prates vinha manifestando publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira – a mais recente em relação à distribuição de dividendos extraordinários da empresa, pelo qual enfrentou semanas de “fritura”.

A substituta deve ser Magda Chambriard, que atuou como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff. Prates se despediu da equipe nesta tarde com uma mensagem, segundo apuração da coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo. No texto encaminhado aos colegas, Prates sugere que Silveira e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, influenciaram na decisão.

“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco”, diz Prates.

A decisão foi informada aos acionistas em um “fato relevante” divulgado pela empresa. Prates também deve renunciar ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

“A Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como Presidente da Petrobras de forma negociada”, diz o comunicado.

Chambriard já teria aceitado o convite feito por Lula para comandar a Petrobras.

Fonte: 7 Segundos

Galeria de Imagens