Além do Brasil, também foram convidados líderes da África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México, além de representantes da ONU, Banco Mundial, Comissão Europeia e Conselho da União Europeia. O encontro deste ano ocorre em meio a um cenário global marcado por múltiplas crises – da guerra no Leste Europeu ao massacre em Gaza e à escalada de tensão entre Israel e Irã – e diante do agravamento da emergência climática, pano de fundo para o principal tema da reunião: segurança energética e desenvolvimento sustentável.
Diante desse contexto, Lula deve defender uma nova governança internacional que reflita os interesses do Sul Global e promova a paz, o respeito à soberania dos povos e o combate às desigualdades. “A participação do presidente Lula na reunião do G7 é muito importante, porque nós teremos a COP 30 no Brasil. É uma oportunidade para que o presidente possa falar da organização da COP 30 e convidar os outros líderes para que venham ao Brasil. E o tema principal de discussão do G7 tem uma ligação direta com o que será tratado na conferência em Belém”, afirmou o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.
O presidente deve reforçar que a reunião do G7 é uma oportunidade para cobrar o cumprimento das metas e promessas históricas feitas pelos países ricos nos acordos climáticos, frequentemente ignoradas ou descumpridas. Lula também deve reiterar suas críticas à omissão dos organismos multilaterais diante de tragédias humanitárias, como a ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza, que ele tem denunciado como “genocídio”.
Agenda oficial
O cronograma oficial prevê a chegada de Lula ao Canadá na manhã de segunda-feira (16). No mesmo dia, às 17h30 (horário local), ele participa de uma recepção oferecida pela premiê da província de Alberta, Danielle Smith. Às 18h30, será recebido em jantar promovido pela governadora-geral do Canadá, Mary Simon, na cidade de Calgary.
Na terça-feira (17), haverá a foto oficial dos líderes e reuniões bilaterais, incluindo um encontro já confirmado entre Lula e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Em seguida, o presidente participa de um almoço de trabalho com os demais países convidados, encerrando sua agenda às 15h30.

Nossas Redes Sociais 👁️🗨️