Anadia/AL

13 de julho de 2025

Anadia/AL, 13 de julho de 2025

Lula na Globo e na Record

Lula trocou o pronunciamento em rede nacional de TV por entrevistas nos telejornais | 10:24

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 13 de julho de 2025

P

Lula sendo entrevistado por Christina Lemos Record | Foto: Reprodução

Por Célio Gomes

Lula trocou o pronunciamento em rede nacional de TV por entrevistas nos telejornais. Nesta quinta-feira 10 de junho, ele apareceu no Jornal da Record e no Jornal Nacional. As duas maiores audiências, as maiores redes de televisão aberta do país. O mesmo formato. Delis Ortiz (pela Globo) e Christina Lemos (pela Record) fizeram as perguntas obrigatórias sobre o tarifaço americano. O presidente bateu forte em Trump e Bolsonaro.

Bolsonaro reagiu se referindo a Lula como “ladrão”. Previsível, a gritaria do ex-presidente contempla os seguidores nas redes sociais, o bolsonarista engajado. Para o grande público, e também nos radares da política, Lula mandou bem nas entrevistas, numa sequência de lances favoráveis à imagem do governo. A turma da comunicação acertou.

Logo após a divulgação da “carta” de Trump, petistas e aliados defenderam uma resposta do presidente via rede nacional. Dessa vez, porém, a Secom avaliou que o jornalismo poderia dar mais ibope do que a retórica da burocracia. E Lula é desenrolado na conversa, no bate-pronto de uma entrevista. No improviso, se arrisca – o que é bom.

A reação à investida de Trump separa o Planalto do Itamaraty. Nessa linha, Lula dá ênfase à negociação como prioridade. A diplomacia e o ministério têm os meios qualificados para costurar acordos. Foi Trump quem arrastou o julgamento de Bolsonaro para o meio das relações comerciais. São eles que tentam levar no grito, na força bruta.

Na Record, o petista saiu fazendo projeções sobre o futebol brasileiro. A seu favor, diga-se que foi a repórter quem perguntou. Lula aproveitou para fazer propaganda de projetos na saúde, educação, geração de emprego etc. Parecia sabatina com um candidato.

A Globo chama o tarifaço de “chantagem de Trump” contra a economia brasileira. A cobertura da emissora é crítica ao porra-louca. Dessa vez, são os bolsonaristas que revisitam a assombração da “Globo Lixo”. A abordagem, penso eu, é a mais adequada.

Mas o ponto aqui era a força da TV nessa disputa política. As entrevistas de Lula foram notícia em toda a imprensa. E sendo assim, é claro, foram bater no metaverso, nas redes, tudo misturado e influenciando. Achincalhada, a televisão aberta se vinga.

◼️ Redação com Blog do Célio Gomes

◼️ Mantenha-se Informado !
👍 Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens