Anadia/AL

23 de maio de 2024

Anadia/AL, 23 de maio de 2024

Lula vai entregar Porto de Itajaí com navio operando

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 10 de janeiro de 2024

VV2

(Foto: Ricardo Stuckert)

Décio Lima afirmou que esta será a terceira vez que Lula salva o Porto de Itajaí. “O presidente Lula tem uma história com o Porto de Itajaí. No primeiro mandato, ele executou obras estruturantes de recuperação do molhe, aprofundamento do canal e ampliação dos berços de atracação e, também, em 2008, quando aconteceram eventos climáticos que destruíram boa parte da infraestrutura portuária e ele foi novamente recuperado”, disse.

Segundo Décio, que disse ter tido a honra de administrar o porto de Itajaí, após esses acontecimentos, o presidente Lula o transformou em um porto cinco estrelas, com a segunda maior movimentação de produtos de valor agregado do país, exportador de proteínas produzidas em Santa Catarina para todo o mundo. “E agora, pela terceira vez, o presidente Lula salva o Porto de Itajaí, devolvendo a operação portuária à população catarinense. O presidente Lula e o ministro Silvio Costa Filho estão tratando essa questão como prioritária, já que o que aconteceu no governo anterior foi uma irresponsabilidade injustificada. Fizeram licitações fora do prazo, outras sabendo que iriam dar desertas, deixando como herança um prejuízo incalculável para Santa Catarina”, afirmou.

Lula afirmou nas redes sociais: “a reativação do Porto de Itajaí em Santa Catarina está parado por incompetência, com prazos do governo anterior. Começamos o ano trabalhando para termos avanços em todo o país”.

O ministro Silvio Costa Filho disse que o presidente Lula tem compreensão da importância do Porto de Itajaí para a economia da região. “Infelizmente, o governo anterior não deu nenhuma atenção ao Porto de Itajaí e o deixou em total estado de inoperação, prejudicando milhares de empregos. Nosso compromisso é resgatar esse equipamento. No dia 15 de dezembro, assinamos a licitação, depois de validada pela Antaq. A empresa vencedora está concluindo as licenças ambientais, e estamos trabalhando para acelerar essas questões burocráticas para que possamos fazer a outorga e, após o Carnaval, já com navio operando, levar o presidente Lula a Santa Catarina para a reinauguração do porto”, disse.

O ministério dos Portos e Aeroportos trabalha com a previsão do Porto voltar a operar em março com presença do Lula.

*Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens