Acompanhado da família, o prefeito JHC ressaltou que a programação natalina tem fortalecido a identidade e o turismo de Maceió.
“Se transformou no grande ativo da nossa cidade. Nós não tínhamos essa cultura, esse costume de fazer a abertura do Natal, o acendimento das luzes, da árvore natalina. Isso se transformou no grande ativo. Maceió é uma cidade turística, é uma cidade vibrante, é uma cidade feliz, sempre conhecida como a cidade sorriso e que volta a sorrir de uma maneira diferente, porque, quando a gente resgata os nossos valores, quando a gente vê as famílias ocupando os espaços públicos, quando a gente vê Maceió brilhando para o Brasil inteiro, gerando oportunidades.”
O evento, totalmente gratuito, foi preparado para receber públicos de todas as idades, reunindo música, fé, arte, dança e diversas performances que marcam o início das celebrações natalinas na capital.
A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, comentou sobre o conceito de “Natal Tropical”.
“Na verdade, o bom velhinho mostrou que escolheu Maceió para passar as férias dele. Então, depois dessa correria do Natal, ele vai descansar aqui conosco. O desfile conta um pouco dessa história. Todos os personagens famosos mundialmente e também da nossa cultura local vão participar dessa parada natalina.”
A cerimônia de abertura trouxe o tradicional Acender das Luzes de Natal, além de apresentações artísticas e culturais e um show infantil.
A programação foi pensada para envolver toda a família. As atividades começaram com a apresentação da Orquestra Som do Nordeste. O público acompanhou a tradicional Ave Maria, durante a Oração do Ângelus, seguida pela apresentação do Ballet Allegro.
Logo depois, o espetáculo Teatro Natal antecedeu o aguardado Acender das Luzes, momento que marca oficialmente o início das celebrações. A Parada Natalina tomou conta da orla, levando música, personagens e magia para o público. Encerrando a noite, a Banda Cazuadinha animou crianças e adultos com um show especial.
NATAL NA CIDADE
A tradicional árvore de 34 metros instalada no Marco dos Corais recebeu tecnologia que sincroniza luz e som com painéis estrelados e mini-LEDs.
Neste ano, a Prefeitura de Maceió instalou mais de 1.800 itens cenográficos em várias regiões da cidade, incluindo 572 ornamentos aéreos entre o Pontal e Jacarecica. Presépios, figuras do Papai Noel, letreiros luminosos e elementos como renas, guirlandas, caixas de presente e bengalas doces compõem o cenário natalino.
Bairros como Benedito Bentes, Farol, Jaraguá, Centro e Jatiúca também foram contemplados com árvores de 10 metros e decoração cênica.
As vilas temáticas da Ilumina Maceió seguem na programação do Natal de Todos Nós. A Vila de Natal da Pajuçara funciona diariamente, das 16h às 22h, até 21 de janeiro, totalmente ornamentada.
Na Avenida Sílvio Viana, a Ilumina Maceió instalou 720 projetores no solo e no topo dos coqueiros, que receberão iluminação verde. Mais de 500 coqueiros ganharam pisca-piscas, totalizando 37 mil metros de luzes que reforçam o brilho da orla.
No Parque do Centenário, no Farol, a abertura ocorre junto ao acendimento das luzes de Natal. O espaço contará com quiosques de gastronomia, árvore de 10 metros, presépio, casinha do Papai Noel e elementos cenográficos como soldadinhos, duendes e um Papai Noel de 2 metros, além de portais luminosos, ornamentos 3D e 2,5 mil metros de pisca-pisca.
ABN C/ Gazeta web















