Anadia/AL

19 de junho de 2024

Anadia/AL, 19 de junho de 2024

Macaco entra em mercado, bebe cerveja, abre alimentos e é apreendido em SC

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de abril de 2024

ÇL

Foto: Reprodução

Um macaco foi apreendido após entrar em um supermercado no bairro Rocio Grande, em São Francisco do Sul (SC), beber cerveja e abrir alimentos. O macaco Chico entrou no mercado na tarde de sábado (20). Ele foi filmado tomando cerveja na lata, abrindo leite em pó e brincando com uma lâmina de barbear.

Uma equipe foi acionada para recolher o macaco, mas ele fugiu. “O animal é bem esperto e estava assustado porque tinha muita gente tentando fazer a captura. A armadilha não funcionou porque é um animal que já conhece e não vai querer entrar”, afirmou o coordenador do GOR (Grupo de Operações e Resgate), Wesley Henrique Medeiros da Rosa.

O GOR identificou que Chico tinha registro no Ibama e localizou o tutor, que mora perto do supermercado. O homem recebeu um termo circunstanciado por omissão de cautela na guarda do animal e responderá criminalmente. Ele também foi orientado a construir um recinto apropriado para que o animal não saísse para a rua.

Chico acabou indo para a casa após o mercado fechar. Mas ele retornou ao mercado no domingo (21), quando a equipe do GOR conseguiu capturá-lo. “Ele estava provocando um risco ali, consumindo outros produtos”, explicou Wesley Rosa.

Ele foi apreendido pela Polícia Militar por se tratar de um fato repetido. Segundo Wesley Rosa, o macaco entrava com frequência no supermercado. “A gente já tinha tentado capturar o animal outras vezes, mas ele não ficava muito tempo e quando nossa equipe chegava ele já tinha se evadido”.

Chico foi encaminhado para um centro de triagem de animais silvestres em Florianópolis. O tutor demonstrou interesse em retirar o animal, mas terá que entrar com um processo por meio de um advogado. “Cabe a Justiça ver se esse animal vai retornar ou não”, disse Wesley Rosa.

Chicho é um macaco-prego-preto macho, de acordo com o biólogo do GOR, Carlos Rocha. Ele estava com a vacina antirrábica atrasada.

Fonte: Folhapress

Galeria de Imagens