Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Mãe é picada por formiga que gera a maior dor causada por um inseto

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de junho de 2024

mil

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Aline Ferraz, de Ourinhos, interior de São Paulo, levou um susto há poucos dias, ao entrar em uma piscina de bolinhas de um clube para brincar com o filho Joaquim, de 4 anos. “Sempre que ele vai nessas piscinas, eu vou afastando as bolinhas para ver se não tem nada no fundo. Mas essa, como é um lugar que conhecemos, não olhei, só entrei para brincar com ele”, lembra.

No entanto, minutos depois, ela conta que sentiu uma dor forte no pé. “A dor foi muito intensa. Na hora, tinha certeza de que era um escorpião. Chamei meu marido, que conseguiu achar o ‘resto’ do inseto e fui atendida pelo socorrista do clube, que identificou a formiga”, continua. Segundo a mãe, trata-se da formiga-bala, uma espécie conhecida por ter uma das picadas mais dolorosas do mundo. A dor extrema da mordida do inseto se assemelha a um tiro, segundo a Nathional Geographic. “Graças de Deus foi em mim e não no meu filho”, disse ela.

À CRESCER, Aline contou que a dor durou três dias. “As primeiras 12 horas foram de dor intensa! Tomei antialérgico, sob orientação do socorrista, e analgésico. Foram três remédios para dor em um período de 4 horas — e não passava. Passei uma pomada no local e coloquei uma meia com bolsinha de gelo, foi assim que consegui dormir. Fui picada por volta das 18h e só consegui dormir às 3h da manhã por conta da dor. No dedo, ficou um furinho, como de uma tachinha. Não ficou muito feio, talvez por ter colocado gelo de imediato”, explica.

Mas a dor, segundo ela, não se limitou ao local da picada. Nunca imaginei que uma formiga pudesse ter uma picada tão dolorosa. A dor é muito forte”, afirma. Aline resolveu gravar um vídeo de alerta [assista logo abaixo]. “Fica o alerta para mães, pais e cuidadores ficarem sempre atentos — deem uma olhada no brinquedo antes de deixar a criança entrar. Existem outros insetos/bichos que podem ficar escondidos nesses brinquedos, e as reações podem ser perigosas”, disse.

“E fica o alerta também para os proprietários desses brinquedos para fazerem a higienização correta e periódica”, completou. “Muitas mães colocam até bebês nessas piscinas. Fiquei muito impressionada com os relatos que li nos comentários do post”, afirmou.

Sobre a formiga-bala

A Formiga-bala (Paraponera clavata) é famosa pela dor forte da sua picada. Em relato ao NatGeo, um entomologista comparou a sensação da picada com a de “andar sobre carvão em brasa com um prego de 5 centímetros cravado no calcanhar”. Segundo O Globo, há um padrão científico que determina uma amostragem de dor provocada por ferimentos com insetos no mundo — a Escala de Schmidt, que vai de 0 (sem dor) até 4 (mais dolorosa), conforme o desenvolvido pelo americano Justin O. Schmidt. Nesse padrão, a formiga-bala registra uma ‘pontuação’ de 4+, ou seja, maior do que a própria comparação com a picada mais forte entre os insetos.

A dor ocorre devido a uma neurotoxina produzida pela formiga, que possui ações paralisantes, além de dor local extrema, retenção de líquidos, edemas, expulsão de sangue com as fezes humanas, e elevação da frequência cardíaca.

Fonte: TNH1

Galeria de Imagens