Uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest, encomendada pela corretora Genial, revelou que 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe contra o presidente Lula (PT), envolvendo militares e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Este recorte do levantamento, divulgado pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, também aponta que 48% consideram que Bolsonaro participou diretamente do planejamento da suposta ação.
Entre os eleitores que declararam ter votado em Bolsonaro em 2022, 39% acreditam na existência da tentativa de golpe, enquanto 51% negam. A pesquisa ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro, oferecendo um panorama detalhado sobre as percepções políticas no Brasil pós-eleições.
Condenação de envolvidos tem apoio majoritário
Outro dado relevante da pesquisa é o apoio às condenações dos investigados por envolvimento em atos antidemocráticos. Do total de entrevistados, 75% afirmam que os detidos deveriam ser condenados. Esse índice é ainda mais alto entre os eleitores de Lula (80%) e consideravelmente significativo entre os apoiadores de Bolsonaro, dos quais 68% também defendem punições.Apesar da gravidade das acusações, a pesquisa mostra que 50% dos entrevistados acreditam que as denúncias não afetam a imagem de Bolsonaro. No entanto, 42% avaliam que o impacto é “para pior”, enquanto 3% consideram que as acusações melhoram a percepção sobre o ex-presidente.
Em relação ao presidente Lula, 51% dos entrevistados acreditam que a repercussão das notícias sobre a tentativa de golpe não influencia sua imagem, enquanto 33% consideram que os acontecimentos podem fortalecer sua candidatura para as eleições presidenciais de 2026.
Redação com Brasil 247
Mantenha-se Informado. Acesse o Portal !
ABN | Alagoas Brasil Notícias
Curta e Compartilhe 👁️🗨️