Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (23) pela Folha de S. Paulo, revela uma mudança significativa na opinião dos brasileiros sobre a criminalização do aborto. De acordo com os resultados, 52% dos entrevistados acreditam que as mulheres que interrompem voluntariamente uma gestação devem ser processadas e presas, uma redução de 6 pontos percentuais em relação a uma pesquisa similar conduzida em 2018, quando 58% apoiavam a punição após a interrupção da gravidez. A descriminalização, contudo, é apoiada por 42% dos entrevistados, ante 33%, em 2018.
Segundo o estudo, 50% das mulheres entrevistadas defendem que aquelas que fazem o procedimento sejam presas. Entre os homens esse número atinge 54%. No entanto, 44% das mulheres e 41% dos homens acreditam que as mulheres não deveriam ser encarceradas caso façam aborto. Apesar das diferenças, os resultados estão dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, indicando um empate técnico.
A pesquisa Datafolha realizou entrevistas presenciais com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 147 municípios de todo Brasil entre os dias 19 e 20 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
*Redação com Brasil 247