Anadia/AL

18 de setembro de 2025

Anadia/AL, 18 de setembro de 2025

Mais de 100 toneladas de fios soltos e enrolados em postes são retiradas em Maceió

'' Grande parte desses materiais pertence a antigas operadoras de telefonia e internet que já não atuam mais na cidade. Como os cabos ficam esquecidos nos postes, a responsabilidade da fiscalização passa a ser da concessionária de energia.''

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de setembro de 2025

VV1

Foto: Secom Maceió

Fios soltos e enrolados nos postes da capital alagoana, que por anos causaram preocupação e desconforto, estão sendo retirados. O projeto ‘Poste Limpo’, da Prefeitura de Maceió, já removeu cerca de 100 toneladas de cabos obsoletos espalhados pela cidade.

Grande parte desses materiais pertence a antigas operadoras de telefonia e internet que já não atuam mais na cidade. Como os cabos ficam esquecidos nos postes, a responsabilidade da fiscalização passa a ser da concessionária de energia. No entanto, segundo a Prefeitura, como forma de contribuir para a despoluição visual e segurança da cidade foi dado início ao projeto, reunindo diferentes órgãos para organizar e retirar os fios sem utilidade.

“Essa é mais uma ação de melhoria para nossa cidade. Há pelo menos 15 anos, Maceió vinha acumulando esse cabeamento inativo de forma desordenada, um verdadeiro lixo aéreo. Com o projeto Poste Limpo, já recolhemos mais de 100 toneladas de fios obsoletos, promovendo não só o ordenamento como também melhorando a identidade visual da nossa capital, que já é linda por natureza”, destacou o prefeito JHC.

A ação está sendo executada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública(Ilumina), em parceria com Associação de Provedores do Estado de Alagoas(Aspeal) e a empresa Jamaaw Soluções Inteligentes, responsável pelo mapeamento dos cabos abandonados. Além disso, o trabalho conta também com o apoio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito(DMTT) e da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana(Alurb), garantindo que as ações ocorram de forma rápida e com o menor impacto possível no dia a dia da população.

Intervenção técnica

Durante a retirada dos equipamentos, as equipes do projeto atuam com uma intervenção técnica precisa, para assegurar a não interrupção dos serviços ativos de Internet, além de realizar a organização e compactação da fiação que permanecerá no local.

Segundo o vice-presidente da Aspeal, Wellington Santos, praticamente todos os bairros apresentam acúmulo de cabos, com destaque para regiões como Centro, Jacintinho e Benedito Bentes. Ele destaca que além da poluição visual, os fios inativos representam risco direto à população

“O problema é ainda maior nas áreas periféricas, onde o crescimento desordenado e as constantes mudanças de moradores aumentam o número de fios abandonados. Já tivemos casos de caminhões que arrastaram cabos baixos e chegaram a quebrar postes. Infelizmente, até acidentes fatais já ocorreram por conta dessa situação. O projeto Poste Limpo protege as pessoas de riscos de incêndios em postes e quedas de cabos nas ruas”, explica Wellington.

Para os maceioenses, o impacto já é visível. A retirada dos cabos devolve mais segurança para pedestres, motoristas e motociclistas, além de deixar os bairros mais bonitos.

“É um alívio andar pela rua e não ver aqueles fios pendurados, parecia que a qualquer momento iam cair, não me sentia segura e também não deixava meus filhos brincarem de pipa ou bola por medo de acontecer algo”, comenta dona Estela Santos, moradora do Benedito Bentes.

Com isso, a gestão reforça o compromisso em garantir cada vez mais a qualidade de vida, a segurança da população maceioense e o fluxo de veículos, uma vez que os fios emaranhados aumentam o risco de choques elétricos, curtos-circuitos e outras interferências. Além de contribuir também para a melhoria na estética da cidade.

Fonte: TNH1

✨ Mantenha-se Informado(a).
✨ Curta & Compartilhe 👁️‍🗨️

Galeria de Imagens

plugins premium WordPress