Anadia/AL

22 de maio de 2024

Anadia/AL, 22 de maio de 2024

Mais de 220 mil toneladas de resíduos foram recolhidas em 2023

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 3 de janeiro de 2024

vv2

Ascom Alurb

Por: Tatianne Brandão

Durante o ano de 2023, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) recolheu mais de 220 mil toneladas de resíduos nos mais de 180 pontos crônicos existentes em Maceió. Esta quantidade de rejeitos gera um custo extra de R$ 7 milhões aos cofres do Município.

Ecopontos

Ao longo do ano, a Alurb fez o mapeamento de mais de 180 locais espalhados pela capital. Neles, o órgão realiza, diariamente, o recolhimento do lixo. Desde janeiro, mais de 224 mil toneladas de resíduos foram recolhidas.

Uma opção para quem deseja descartar móveis inservíveis da forma correta, que é um dos materiais mais encontrados em pontos de lixo, é o Ecoponto. Em Maceió, cinco equipamentos são oferecidos pela Prefeitura, de forma gratuita (confira os endereços no final do texto). Neles, além dos volumosos, é possível despejar resíduos da construção civil, restos de poda de árvores. Por mês são coletadas, em média, 1.400 toneladas de materiais nestes equipamentos.

PEVs

Mais um equipamento disponibilizado pela Prefeitura de Maceió é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV). Os locais são responsáveis por receber materiais recicláveis.

O recolhimento nos 32 PEVs da capital é feito pelas quatros cooperativas que trabalham em parceria com a Prefeitura de Maceió na reciclagem de resíduos: Coopvila, Cooplum, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.

Além deste recolhimento, as cooperativas realizam a coleta seletiva porta a porta, atendendo cerca de 50 mil residências. Durante o ano de 2023, ao todo, elas já recolheram mais de 950 toneladas de recicláveis na capital.

Endereço dos Ecopontos:

  • Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
  • Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
  • Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
  • Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
  • Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.

*Redação com Gazeta web

*Curta & Compartilhe!

Galeria de Imagens