Um dos atos acontecerá na Avenida Paulista, em frente ao Masp. Protestos também devem ocorrer em localidades como Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Recife (PE) e Curitiba (PR).
A Câmara aprovou a proposta por 344 votos a favor e 133 contra ao projeto, que será enviado ao Senado. A PEC retoma a necessidade de autorização do Senado e da Câmara para o STF processar criminalmente deputados e senadores. A votação será de forma secreta, prevê o texto.
Presidentes nacionais de partidos políticos com representação no Congresso podem ser julgados apenas pelo STF, e não por instâncias jurídicas inferiores.
Atualmente, o Supremo é que faz o julgamento das seguintes autoridades – presidente e vice-presidente da República, ministros de Estado, o procurador-geral da República e os membros do Congresso Nacional.
Anistia
Outra pauta a ser criticada por manifestantes é a anistia. A Câmara aprovou a urgência da proposta que prevê o perdão judicial para pessoas envolvidas em ações golpistas. O projeto, ainda não aprovado, beneficiaria Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
O STF condenou o ex-mandatário e mais sete réus no inquérito da trama golpista. Na investigação dos atos golpistas, o Supremo já tornou pelo menos 643 réus por conta daquelas invasões à Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).
Dentro da Corte, as mobilizações terroristas do 8 de janeiro de 2023 fazem parte de uma apuração mais ampla, sobre a tentativa de golpe que resultou na condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão.
Local: Vão do MASP, Avenida Paulista Horário: a partir das 14h
Rio de Janeiro
Local: a ser definido Horário: a ser definido
Local: Museu da República Horário: a partir das 9h
Curitiba
Local: Boca Maldita Horário: a partir das 14h

✨ Curta & Compartilhe 👁️🗨️