Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Marcelo Victor reafirma compromisso com a harmonia entre os Poderes

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 16 de fevereiro de 2024

victor

Victor afirmou que o Legislativo vai continuar apoiando os investimentos e sendo parceiro na aprovação dos projetos do Executivo - Edivan Ferreira/ Agência Alagoas

Por Marcos Rodrigues

A Assembleia Legislativa Estadual (ALE) realizou, nesta quinta-feira (14), a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2024. O Presidente da ALE, deputado Marcelo Victor, abriu a solenidade convocando as autoridades para a formação da Mesa Diretiva e convidando o Governador Paulo Dantas a fazer a leitura da mensagem do Poder Executivo.

Victor afirmou que o Legislativo vai continuar apoiando os investimentos e sendo parceiro na aprovação dos projetos do Executivo. Em seu pronunciamento, ele disse que o crescimento do Estado e a melhora dos índices sociais estão diretamente relacionados com o clima de paz do parlamento estadual.

“O Parlamento alagoano inicia mais um ano sendo parceiro não só do Poder Executivo e do Poder Judiciário, mas também dos demais órgãos, votando, aprovando e propondo políticas públicas”, afirmou Marcelo Victor.

“Essas maravilhas que a equipe do Executivo consegue promover acontecem porque vivemos em um Estado pacífico. Temos uma dívida social, e a tendência é que a gente pague um pouco dela, não só entregando obras físicas, que desenvolvem o Estado como um todo, mas fazendo também da forma como o governador disse: com transferência de renda para as pessoas que mais precisam”, disse o representante da ALE.

Victor afirmou que o Legislativo vai continuar apoiando os investimentos e sendo parceiro na aprovação dos projetos do Executivo. – Foto: Edvan Ferreira/ Agência Alagoas

O Presidente da Assembleia encerrou seu pronunciamento reforçando o compromisso do Poder Legislativo com os demais Poderes. “Em 2024 teremos paz para trabalhar e diálogo permanente, a fim de evitar qualquer tipo de conflito. Que Alagoas possa continuar crescendo”.

COMPROMISSO

Na mensagem que leu diante dos representantes dos demais poderes, o Governador Paulo Dantas (MDB) voltou a se comprometer com o desenvolvimento do Estado e o combate à pobreza. A meta, de acordo com Paulo, é avançar como em 2023.

“De acordo com as projeções oficiais, crescemos 7%, um dos maiores crescimentos do Brasil e o maior do Nordeste. Um ritmo de desenvolvimento acelerado, em nível chinês, país que tive o prazer de visitar e conhecer de perto a estratégia de avanço econômico, disse o Governador.

Na reabertura dos trabalhos da ALE, Governador Paulo Dantas destaca desenvolvimento e combate à pobreza. – Foto: Edivan Ferreira/ Agência Alagoas

Segundo ele, Alagoas foi o segundo estado do Nordeste que mais gerou empregos, o quinto colocado no País. Foram criados mais de 23 mil empregos com carteira assinada, um aumento de 5,9% em comparação com 2021, de acordo com o Caged.

Paulo destacou que isso foi conseguido com o moderno Programa de Desenvolvimento Industrial (Prodesin). Graças a ele e às articulações feitas pelo Executivo, foram atraídas para Alagoas 30 novas empresas, como destaque para a indústria química e produção de móveis.

O projeto para o futuro do Estado, de acordo com o chefe do Executivo, tem como estratégia avançar na produção de energia solar e eólica.

Na área do turismo, Paulo citou o grupo português Vila Galé, que vai ampliar seu investimento no Estado com a construção de um empreendimento no litoral sul, na cidade de Coruripe.

“Montamos um escritório em São Paulo e fomos a alguns países conquistar investidores, como a rede hoteleira portuguesa Vila Galé, que vai instalar uma nova unidade em Coruripe, e a multinacional francesa Veolia, instalada em Marechal Deodoro, que, além de gerar empregos, produz energia limpa, colaborando com o meio ambiente. Todas essas empresas já geraram mais de 7 mil empregos”, ressaltou.

Victor afirmou que o Legislativo vai continuar apoiando os investimentos e sendo parceiro na aprovação dos projetos do Executivo. – Foto: Edvan Ferreira/Agência Alagoas

POLÍTICA SOCIAL

Paulo Dantas também destacou o fato de que todo o crescimento alcançado pelo Estado tem um foco além do econômico. A meta é a transformação social com o enfrentamento da pobreza extrema em diversas frentes.

“Por isso, o governo de Alagoas tem a maior rede de proteção social do País. O programa Cartão Escola 10 ganhou o prêmio Darcy Ribeiro, do Congresso Nacional, pelo seu sucesso em manter as crianças e adolescentes dentro da sala de aula. Hoje, o Estado transfere R$ 100 para mais de 100 mil estudantes do ensino médio”, observou.

Ele também citou iniciativas como a distribuição de leite nas escolas, a construção de 53 creches Cria e o pagamento do 13° vinculado ao programa. A meta para este ano é a conclusão de mais 33.

A entrega de três restaurantes populares e a construção de mais um no bairro do Jacintinho também estão na programação do governo.

Além do apoio político, a relação institucional e harmônica com o Judiciário serão imprescindíveis para contribuir com o desenvolvimento do Estado. É o que enfatizou o Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Tourinho.

“Essa harmonia entre os poderes é muito importante para que os trabalhos possam ser desenvolvidos da melhor maneira possível. Fizemos questão de estar aqui para prestigiar nosso parlamento. Torcemos e rogamos a Deus que seja um ano muito proveitoso para o povo alagoano”, disse Tourinho.

Redação com Gazeta Web

Galeria de Imagens