O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Maceió tomou uma decisão em relação aos vereadores do partido que se abstiveram de apoiar a instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI) proposta por Teca Nelma (PSD) na Câmara de Vereadores.
Rafael Brito, deputado federal e presidente do diretório municipal do MDB, confirmou a suspensão das filiações em contato com a reportagem da Tribuna Independente.
A medida ocorre devido à falta de assinaturas dos vereadores para o requerimento da CEI da Braskem, uma iniciativa que visa investigar a atuação da empresa na região. Brito tem insistido na postura de oposição dos vereadores filiados ao MDB à gestão do prefeito JHC (PL) em Maceió e deixou claro que aqueles que não apoiassem a CEI seriam punidos pela legenda.
O deputado federal destacou também que a suspensão da filiação é uma consequência da decisão dos vereadores e que eles terão que prestar contas à sociedade, especialmente durante o período eleitoral previsto para outubro deste ano.
Embora Brito não tenha revelado os nomes dos vereadores afetados pela suspensão, informações indicam que apenas dois deles, Zé Márcio Filho e Fernando Hollanda, assinaram a CEI da Braskem. Os demais, Brivaldo Marques, Luciano Marinho, Galba Netto, Chico Filho e Olivia Tenório, tiveram suas filiações suspensas de acordo com a decisão do MDB Maceió.
O deputado reiterou seu lamento pela não adesão dos vereadores ao requerimento da CEI, mesmo diante de eventos significativos como a operação da Polícia Federal, a visita do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) prevista para este mês e a CPI do Senado relacionada ao caso Braskem. Ele ressaltou a importância de os vereadores assumirem a responsabilidade perante a sociedade.
A assessoria de imprensa da vereadora Teca Nelma confirmou que a CEI conta apenas com sete assinaturas, sendo necessárias nove para sua instauração. Os vereadores que deram seu apoio até o momento são: Teca Nelma, Joãozinho, Zé Márcio Filho, Dr. Valmir, Kelmann Vieira, Fernando Hollanda e Gaby Ronalsa.
* Redação com Jornal de Alagoas