
O médico Milton Seigi Hayashi, de 62 anos, condenado por abusar da sobrinha de nove anos, foi homenageado na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil durante sessão realizada em 27 de março e presidida pelo deputado estadual Capitão Telhada (PP). A condecoração foi dada pela Abfip (Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz).
De acordo com a “Folha de S. Paulo”, Hayashi, que é de Birigui (SP), foi condenado a 16 anos e quatro meses de reclusão pelo crime de estupro de vulnerável com agravante por ser tio da vítima. A mãe da criança relatou que o médico colocou o dedo na região íntima da garota e a apalpou. O sentenciado nega as acusações e recorreu da decisão ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Procurada pela Isto É, a Alesp reiterou que serviu apenas de sede para a homenagem, já que o evento foi de inteira responsabilidade da Abfip e o espaço foi solicitado pelo gabinete do deputado Capitão Telhada. “Cabe ressaltar que este item atribuído [Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil] não está entre as honrarias oficiais do Parlamento Paulista.”
Em contato com a IstoÉ, a assessoria do Capitão Telhada informou que o evento foi realizado por solicitação da Abfip e o parlamentar não teve participação na escolha dos homenageados. “O deputado não tinha qualquer informação ou conhecimento prévio sobre a condenação de um dos agraciados”, pontuou.
A Abfip alegou que só tomou conhecimento da condenação do médico com a repercussão da imprensa, já que o processo de Hayashi está em segredo de Justiça. “Será instaurado um procedimento interno pelo departamento competente para apuração dos fatos”, comentou a associação, acrescentando que a honraria pode ser retirada caso comprovado o crime do médico.
Segundo a entidade, Hayashi recebeu a condecoração pela análise de documentos, informações prestadas pelo homenageado e referências apresentadas em 25 anos de serviço como médico. “Importante frisar que a Abfip não compactua com qualquer conduta criminosa, prezando sempre pela paz social.”
Isto É
ESPAÇO PUBLICITÁRIO !
MANTENHA – SE INFORMADO !
ACESSE O SITE ABN !
CURTA & COMPARTILHE