Por: Clara Beatriz Saraiva Ferreira
Durante esta semana, a região Sudeste do Brasil foi atingida por chuvas intensas, afetando principalmente os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em algumas localidades, especialmente em Minas Gerais, o volume de precipitação ultrapassou os 200 mm.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, cinco municípios registraram ocorrências, entre eles Pará de Minas, Sete Lagoas, Poços de Caldas, Formiga e Onça de Pitangui. Os registros incluem tempestades intensas, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores em alguns bairros.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul ( ZCAS) que atua na região e que provoca a instabilidade no tempo, deve continuar mantendo a chuva persistente em diversas áreas.
O Centro de Inteligência em Defesa Civil ( Cindec) do estado, esse sistema favorece precipitações contínuas, elevando o risco de transtornos, principalmente em áreas urbanas, regiões de encosta e próximas a cursos d’água.
Durante a semana, o Cindec já havia alertado sobre o risco de acumulados que poderiam ultrapassar os 200 mm em algumas localidades.
Estado em nível de perigo
Neste sábado (24), o Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) emitiu um alerta laranja, indicando nível de perigo em relação ao risco de chuvas intensas em Minas Gerais. O alerta permanece válido até às 23h59 de domingo (25).
Os riscos incluem chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos fortes de 60 a 100 km/h, além de risco de quedas de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações
O Inmet recomenda, diante das condições de vento forte, que as pessoas evitem se abrigar sob árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Também é indicado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia quando possível. Mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Previsão dos próximos dias

Valter Campanato/Agência Brasil
De acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil, o esperado para os próximos dias é de que o tempo siga instável devido a influência das ZCAS.
Durante o domingo (25), o tempo deve seguir instável, especialmente no centro-sul do estado. A chuva devem ocorrer desde a madrugada, com destaque para o Sul, Sudoeste e Oeste de Minas, inicialmente com acumulados em torno de 15 mm.
Durante a tarde, as instabilidades se expandem para outras regiões, com acumulados de até 40 mm. Existe possibilidade de tempestades isoladas, rajadas de vento superiores a 60 km/h e chance reduzida de granizo. As temperaturas devem variar entre 18°C e 22°C pela manhã, e as máximas ficam em torno de 28°C.
Na segunda-feira (26), o tempo também deve permanecer instável no centro-sul, com possibilidade de tempestades isoladas, principalmente à tarde. A previsão é de as tempestades sejam acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h, com pouca chance de granizo.
Ao longo do dia as chuvas podem ocorrer a qualquer momento, variando de fracas a moderadas, com episódios pontuais de forte intensidade e acumulados em torno de 20 mm. As temperaturas mínimas ficam entre 17°C e 22°C, e as máximas variam de 22°C a 30°C.
ABN C/IG

















