A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, detalhou nesta sexta-feira (13) uma pesquisa realizada pelo instituto Quaest para a corretora Genial sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Segundo a pesquisa, 51% dos brasileiros acreditam que houve uma tentativa de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por parte dos militares e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros 48% acreditam que o ex-presidente participou do planejamento desse evento.
A pesquisa revela ainda que parte dos eleitores que dizem ter votado em Bolsonaro em 2022 acreditam na afirmação de que houve uma tentativa de golpe: 39% concordam contra 51%, que estão convencidos de que essa tentativa não ocorreu.
Do total, 75% afirmam que os presos por causa das investigações devem ser condenados. Entre os eleitores de Lula, o percentual sobe para 80%. Já entre o eleitorado bolsonarista, 68% concordam com uma sentença condenatória.
Segundo os dados, 50% do total acham que as denúncias não têm impacto sobre a imagem de Bolsonaro, contra 42% que acreditam que elas impactam “para pior”. E 3% consideram que impactam “para melhor”.
A pesquisa ainda questiona qual a diferença desse fato para Lula. 51% respondem que é “nenhuma” e outros 33% afirmam que a divulgação das notícias sobre a tentativa de golpe de Estado fortalece a candidatura do petista para 2026.
A pesquisa ouviu 8.598 pessoas entre os dias 4 e 9 de dezembro.
Redação com Band.Uol
Mantenha-se Informado. Acesse o
Site | Alagoas Brasil Notícias