Anadia/AL

22 de outubro de 2024

Anadia/AL, 22 de outubro de 2024

Moradores de assentamento realizam protesto contra ordem de despejo e fecham BR-101

Eles utilizaram entulhos e pneus, e tocaram fogo, interditando os dois sentidos da via / 09:36 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de outubro de 2024

vv1

Foto: Reprodução

Por: Greyce Bernardino

Moradores de um assentamento realizaram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), um protesto em trecho da BR-101, em Messias, contra uma ordem de despejo.

Eles utilizaram entulhos e pneus, e tocaram fogo, interditando os dois sentidos da via. A Polícia Militar (PM), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram presentes à ocorrência e, após acordo com os manifestantes, a via foi liberada, com o trânsito seguindo normalmente.

Segundo o sargento André, da PM, os manifestantes reclamavam sobre a reintegração de posse de seis assentamentos. “Segundo eles, estão nessa área há alguns anos e não foram comunicados previamente sobre essa reintegração”, disse.

“Como Polícia Militar, estamos aqui para dar apoio e resolver essa situação da melhor forma possível. Muitas famílias moram nesses assentamentos, e vamos, junto com a gestão de crise, organizar uma mesa para discutir a melhor forma de resolver esse impasse”, acrescentou.

Protesto de assentados na BR-101. Cortesia

Marrom, líder sindical, informou que são cerca de mil famílias, da região de Maceió, Murici e parte de Rio Largo, que pedem a resolução da questão da reintegração.

“Essas famílias pedem ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ao Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (ITERAL), ao governo do Estado e ao governo Federal que resolvam a questão da reintegração, especialmente para essas famílias”, disse Marrom.

Redação com Gazeta web

Galeria de Imagens