Anadia/AL

15 de junho de 2024

Anadia/AL, 15 de junho de 2024

Morre em Maceió o médico pediatra Dr. Gonçalves Sobrinho, aos 83 anos

Dr. José Gonçalves Sobrinho, era um dos mais influentes pediatras do estado de Alagoas.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 26 de maio de 2024

Alagoas

Foto: Reprodução

Por Theo Chaves

Morreu neste sábado (25), aos 82 anos, o médico pediatra Dr. José Gonçalves Sobrinho, um dos mais influentes pediatras do estado de Alagoas.

José Gonçalves Sobrinho nasceu em 20 de agosto de 1940, no povoado de Pacas, no município de Bom Conselho, estado de Pernambuco. Em 1958, José Gonçalves chegou a Maceió para realizar o seu grande sonho, que era ser médico.

Estudioso, o pediatra foi aprovado em 1º lugar no vestibular da Faculdade de Medicina. Enquanto se entregava aos livros para concretizar o sonho de menino, tornou-se professor em vários colégios da capital alagoana para melhorar a renda da família.

Ao longo da sua carreira profissional, Dr. José Gonçalves desenvolveu trabalhos e atividades de pesquisa como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele também foi membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, militou pela criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, transformado em lei em 1990.

O pediatra ainda contribuiu para a implantação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e foi aclamado como primeiro presidente. Ele é um dos fundadores da Sociedade Alagoana de Pediatria (SAP) e da Academia Alagoana de Medicina. Em 1990, o estimado médico fundou a Família Alagoana Down, que até hoje beneficia dezenas de famílias carentes.

José Gonçalves Sobrinho deixa esposa, quatro filhos, noras e netos. O sepultamento dele está previsto para acontecer às 17h, no Campo Santo Parque das Flores, em Maceió.

Redação com TNH1

Galeria de Imagens