Anadia/AL

18 de maio de 2024

Anadia/AL, 18 de maio de 2024

MPF no PR decide apurar uso de carro nazista no 7 de Setembro de Curitiba

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de janeiro de 2024

NAZISMO

Foto: Reprodução

A Procuradoria da República no Paraná apura o suposto uso de um veículo com símbolo nazista durante o desfile de 7 de Setembro de 2023 em Curitiba (PR). O carro teria sido utilizado pelo Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro.

De acordo com a Folha de São Paulo, em 17 de janeiro foi instaurado um procedimento administrativo para apurar a suposta utilização do veículo. A medida é assinada pela procuradora regional dos direitos do cidadão adjunta, Hayssa Kyrie Medeiros Jardim.

A instauração do procedimento administrativo ocorreu após site O Gazeteiro, ter noticiado, em 8 de setembro de 2023, que, no desfile cívico-militar em Curitiba, “foi utilizado um veículo nazista, usado na Segunda Guerra Mundial”.

No documento, a procuradora afirma que o Ministério Público Federal tem entre suas atribuições a defesa da ordem jurídica e do regime democrático. Hayssa Kyrie argumenta que o procedimento é necessário para apurar a “veracidade da notícia”.

Também foi pedido ao secretário de Estado da Casa Civil do Estado do Paraná, João Carlos Ortega, apurar se o veículo realmente foi exibido no desfile e se o proprietário foi identificado, além de questionar se providências — cíveis e criminais — foram adotadas.

Segundo a Folha de São Paulo, o Comando da 5ª Região do Exército Brasileiro foi procurado, mas não se manifestou sobre o assunto.

O veículo, um Volkswagen Kübelwagen, foi construído para uso das Forças Armadas da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

✨ Redação com ICL

🇧🇷 Acesse Nossas Notícias ✨
🇧🇷 Curta & Compartilhe ✨

Galeria de Imagens