Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Mulheres mais exigentes, príncipes mais distantes

Especialistas dizem que muitos relacionamentos acabam porque eles não atendem às expectativas | 15:20 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 22 de junho de 2024

vv2

Tudo para homens.com

Por: Tâmara Teixeira

É fato que as mulheres estão mais independentes, mais modernas, viraram chefes de família e, não raramente, são elas que sustentam a casa. A emancipação feminina mudou os hábitos e a postura de muitas mulheres, mas não foi capaz de acabar com um antigo sonho: o de encontrar o príncipe encantado. A tarefa, que sempre foi difícil, está cada dia mais distante de se tornar realidade. O livro “Histórias Íntimas – Sexualidade e Erotismo na História do Brasil”, da historiadora Mary Lucy del Priore, lançado neste mês, mostra que as mulheres estão muito mais exigentes que há 20 anos.

Segundo a escritora, as expectativas sobre “macho perfeito” cresceram de forma proporcional às conquistas femininas. “Hoje, elas querem um homem que seja másculo, viril, sarado, mas que também seja atencioso, companheiro, gentil e fiel. Elas querem tudo”, afirma a antropóloga.

E quando a expectativa é grande, de acordo com a autora, a frustração também. “A mulher quer ser recompensada por tanta dedicação no cotidiano, mas esse homem perfeito não existe. Vivemos uma espécie de machismo de saia e com rolo de pastel na mão. As mulheres ficam impacientes quando não encontram esse homem montado em um cavalo branco”, avalia.

Para traçar o cenário dos desejos de brasileiros e brasileiras, a autora entrevistou centenas de pessoas e acompanhou as transformações nos relacionamentos e no comportamento durante a conquista. No levantamento feito no início do ano, a pesquisadora também acompanhou as transformações por meio da análise de centenas de revistas e jornais nacionais.

Traições. As observações de Mary del Priore sobre o que as mulheres desejam hoje se assemelham muito às respostas que a antropóloga Mirian Goldemberg encontrou quando saiu em campo para pesquisar o que homens e mulheres esperam de seus companheiros. Para escrever o livro “Por que os homens e as mulheres traem”, Mirian entrevistou 835 brasileiros.

As respostas demonstram que elas querem cada dia mais predicados neles. Por outro lado, os homens não escondem que o que querem mesmo é que elas sejam “menos”. Eles querem que suas escolhidas sejam menos chatas, ciumentas, dependentes e inseguras. “O sucesso das novelas água com açúcar são só mais um reflexo desse anseio das mulheres. A independência social e econômica delas não supriu as suas carências afetivas e emocionais”, avalia Mary.

Importante é ter objetivos claros
O professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Orestes Diniz Neto explica que o mais importante é saber o que cada um deseja para si.

“O homem e a mulher têm múltiplos desejos, alguns contraditórios e inconciliáveis. A mulher quer um homem alfa – conquistador e viril -, mas que seja calmo e companheiro”, conta. “Quanto mais idealizado é o objeto, mais impossível ele se torna”, diz o psicólogo. (TT)

*Redação com o Tempo

Galeria de Imagens