Anadia/AL

20 de junho de 2024

Anadia/AL, 20 de junho de 2024

NARCISISMO: QUANDO O EXCESSO DE EGO PREJUDICA AS RELAÇÕES

Ego | 11:08 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de junho de 2024

vv2

Foto: Shutterstock

O transtorno de personalidade narcisista, conhecido como narcisismo, é um tipo de transtorno de personalidade onde a pessoa tem um senso inflado de auto importância, ou seja, tem uma profunda necessidade de atenção e admiração, e raramente demonstra empatia por terceiros. Mas, por trás do ego inflado, existe uma autoestima frágil e sensível a qualquer tipo de crítica.

O transtorno da personalidade narcisista afeta muitas áreas da vida, como relacionamentos amorosos, trabalho, estudos, família e amigos. Algumas atitudes características de uma pessoa narcisista são:

– Querer ser o centro de todas as conversas e menosprezar a opinião alheia

– Comportamento arrogante, parecendo vaidoso e pretensioso

– Se enxergam como seres superiores e, por isso, acreditam que só podem se relacionar com pessoas do seu nível

– Dificuldade em lidar com críticas

– Exigir favores especiais e o cumprimento deles

Entre outros.

O distúrbio de personalidade narcisista é muito mais comum em homens do que mulheres, e pode começar a manifestar os primeiros sinais já na adolescência ou no início da fase adulta.

As pessoas que sofrem deste transtorno raramente procuram tratamento. Quando procura, geralmente é por sintomas de depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais, e não aceitam bem o diagnóstico. Essa resistência torna o tratamento mais difícil, mas manter a mente aberta e cumprir os planos é muito importante. Se você enxerga traços da sua personalidade neste texto, ou se conhece alguém que passe por isso, considere procurar um psiquiatra.

*Redação com Dr Nancy Cordeiro

Galeria de Imagens