O transtorno de personalidade narcisista, conhecido como narcisismo, é um tipo de transtorno de personalidade onde a pessoa tem um senso inflado de auto importância, ou seja, tem uma profunda necessidade de atenção e admiração, e raramente demonstra empatia por terceiros. Mas, por trás do ego inflado, existe uma autoestima frágil e sensível a qualquer tipo de crítica.
O transtorno da personalidade narcisista afeta muitas áreas da vida, como relacionamentos amorosos, trabalho, estudos, família e amigos. Algumas atitudes características de uma pessoa narcisista são:
– Querer ser o centro de todas as conversas e menosprezar a opinião alheia
– Comportamento arrogante, parecendo vaidoso e pretensioso
– Se enxergam como seres superiores e, por isso, acreditam que só podem se relacionar com pessoas do seu nível
– Dificuldade em lidar com críticas
– Exigir favores especiais e o cumprimento deles
Entre outros.
O distúrbio de personalidade narcisista é muito mais comum em homens do que mulheres, e pode começar a manifestar os primeiros sinais já na adolescência ou no início da fase adulta.
As pessoas que sofrem deste transtorno raramente procuram tratamento. Quando procura, geralmente é por sintomas de depressão, ansiedade ou outros transtornos mentais, e não aceitam bem o diagnóstico. Essa resistência torna o tratamento mais difícil, mas manter a mente aberta e cumprir os planos é muito importante. Se você enxerga traços da sua personalidade neste texto, ou se conhece alguém que passe por isso, considere procurar um psiquiatra.
*Redação com Dr Nancy Cordeiro