Anadia/AL

25 de maio de 2024

Anadia/AL, 25 de maio de 2024

Nasa alerta: asteroide “potencialmente perigoso” se aproxima da Terra

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de fevereiro de 2024

asteroide-2

Imagem: buradaki / Shutterstock.com

Por Mandu Toledo

Um asteroide do tamanho do estádio do Maracanã se aproximara da Terra nesta sexta-feira (2/2), por volta de 11h41, no horário de Brasília. Classificado como “potencialmente perigoso” pela Nasa, o 2088 OS7, como é chamado o asteroide, mede, aproximadamente, 271 m de diâmetro e passará a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros do planeta.

Apesar de chamar atenção pelo tamanho e classificação, a Nasa garante que não existe risco de colisão. “Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela”, disse Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.

O asteroide 2088 OS7 é considerado “potencialmente perigoso” porque tem mais de 140 metros de diâmetro e se aproximará a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.

“É um asteroide muito pequeno, cuja órbita se cruza com a da Terra, por isso foi classificado como potencialmente perigoso”, disse Kim. De acordo com o cientista, o próximo asteroide classificado dessa forma que passará próximo à Terra será o 99942 Apophis, em 14 de abril de 2029.

* Redação com Metrópoles

Galeria de Imagens