Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Netanyahu não quer resolver o problema e sim ‘aniquilar palestinos’, diz Lula

Presidente condenou os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza e as violações de direitos humanos | 22:19 hs

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 16 de junho de 2024

vv2

Foto: Evaristo Sa/AFP

O presidente Lula (PT) voltou a criticar, neste sábado 15, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo Lula, ele não quer resolver o problema e sim “aniquilar os palestinos”.

“Ele quer aniquilar os palestinos em cada gesto dele, em cada ato dele. Vamos ver se ele vai cumprir a decisão do Tribunal Penal Internacional, vamos ver se ele vai cumprir a decisão tirada da ONU agora”, disse Lula.

As falas do presidente brasileiro são em referência à decisão do procurador-chefe do TPI, Karim Khan, de solicitar mandados de prisão contra Netanyahu, o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, e líderes do Hamas.

Na sexta-feira 14, Lula já tinha se pronunciado sobre os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza. “Em Gaza, vemos o legítimo direito de defesa se transformar em direito de vingança. Estamos diante da violação cotidiana do direito humanitário”, disse.

Em janeiro, o Brasil anunciou apoio à iniciativa sul-africana de acionar a chamada Corte de Haia contra o Estado israelense por sua ofensiva militar em territórios palestinos.

A ação busca o reconhecimento de que o país comandado por Benjamin Netanyahu infringiu obrigações previstas na Convenção para a Prevenção e Repressão do Crime de Genocídio.

*Redação com Carta Capital

Galeria de Imagens