O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) esteve hospedado no município de Cristalina, em Goiás, durante a participação em um protesto político batizado de “caminhada pela liberdade”. O parlamentar ficou hospedado no Hotel Quartzo, com diárias que variam entre R$ 285 e R$ 332. A cidade goiana iAntegra o percurso da mobilização, que atravessa diferentes municípios até Brasília (DF).
A manifestação reúne apoiadores e aliados do deputado ao longo de um trajeto de aproximadamente 200 quilômetros, que liga Paracatu, em Minas Gerais, à capital federal. A caminhada teve início na segunda-feira (19) e está programada para ser concluída neste fim de semana.
A mobilização tem caráter político e reúne manifestantes que defendem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras pessoas condenadas por participação em ações golpistas. Bolsonaro foi sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão no âmbito do inquérito que apurou a chamada trama golpista, recebendo a pena mais elevada entre as 29 condenações resultantes desse processo.
Os atos investigados pelo STF incluem os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram depredadas. Essas ações integraram uma apuração mais ampla conduzida pela Corte sobre a tentativa de ruptura institucional. No julgamento específico relacionado às manifestações daquele dia, o STF condenou 1.399 pessoas por envolvimento nos atos.
A caminhada liderada por Nikolas Ferreira se insere nesse contexto de mobilização política em defesa dos condenados e ocorre enquanto seguem em andamento os desdobramentos judiciais relacionados aos ataques às instituições democráticas brasileiras.

















