Por: Rodrigo Coutinho
Não é sempre que se perde um jogador expulso na primeira metade do 2º tempo e o objetivo é conquistado. A tendência, aliás, é o insucesso. Plata novamente ”testou” a resiliência do Flamengo na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro. Com um a menos por 30 minutos, o time carioca cedeu o empate para o competitivo São Paulo. Ferreirinha, o melhor em campo, fez o gol da igualdade.
Em comparação ao jogo contra o Racing, quando o equatoriano também foi excluído de campo, desta vez o adversário teve mais qualidade individual e soube mexer o bloco defensivo rubro-negro. Isso, somado a ausência de um jogador que pudesse segurar a bola no ataque carioca, foi determinante para o 2×2 do emocionante duelo com mando tricolor.
Escalações
Hernán Crespo surpreendeu ao deixar Marcos Antônio e Lucas no banco. Luiz Gustavo entrou no meio. Luciano fez dupla de frente com Tapia. Na ala-esquerda, sem Enzo Diaz e Wendell, Ferreira atuou improvisado. Patryck ficou entre os reservas. Cédric Soares se recuperou o foi o ala-direita.
Filipe Luís optou por Emerson Royal e Saúl na equipe. Varela e De la Cruz iniciaram no banco. Alex Sandro e Erik Pulgar retomaram a titularidade, assim como Arrascaeta. Carrascal também foi escolhido para começar a partir do lado direito. Jorginho, Léo Ortiz, Bruno Henrique e Pedro foram os principais desfalques.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/2/f/KMvXNcTymhITHgKg0FgQ/sem-titulo.png)
Foto: Rodrigo Coutinho
O jogo
As equipes não demoraram praticamente nada para entregar entretenimento na Vila Belmiro. Em apenas sete minutos, dois gols já tinham saído, e ambos os times balançaram a rede. Pelo lado tricolor, destaque para o apetite para brigar por cada bola, pressionar e forçar erros perto da área. Pelo lado rubro-negro, chamou a atenção a rápida capacidade de recuperação e a movimentação ofensiva.
Tapia foi oportunista e batalhador ao aproveitar erros sequênciais de Alex Sandro e Pulgar em lance inicialmente controlado pelo Flamengo dentro da área. Logo aos dois minutos, ajeitou para Luciano abrir o placar ao bater de chapa. O time carioca não sentiu o gol praticamente ”dado” aos paulistas. No primeiro ataque após o recomeço do jogo chegou ao empate.
Controlou uma ”segunda bola” pelo lado esquerdo do ataque, trocou passes rapidamente entre Samuel Lino e Plata, que serviu Arrascaeta por elevação na área. O camisa 10 recebeu uma trombada de Pablo Maia por trás e o pênalti foi marcado. O uruguaio mais uma vez não perdoou e voltou a empatar com Kaio Jorge na artilharia do campeonato. 17 gols marcados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/D/B/DpcJNmQ6e0FNvvDQP7yw/rib4984.jpg)
Foto: Marcos Ribolli
O Flamengo assumiu o controle das ações com a posse de bola até o término da 1ª etapa. Não quer dizer, no entanto, que o São Paulo deixou de ter bons momentos. Eles vieram principalmente com Ferreirinha, que entortou Emerson Royal em duas ocasiões pelo lado esquerdo. De longe foi o homem mais efetivo ofensivamente do Tricolor. Esbarrou, porém, em boas coberturas de Danilo e Léo Pereira.
A estratégia dos mandantes era definir a marcação por encaixes e perseguições, roubar a bola e acelerar. Pablo Maia era a sombra de Arrascaeta. Sabino a de Carrascal. Ferraresi seguia Plata. Arboleda ficou na ”sobra” quase sempre. Luiz Gustavo combatia Pulgar. Luciano descia o campo para acompanhar Saúl. Bobadilla cuidava de Alex Sandro, e Ferreira acompanhava Emerson Royal.
Tapia se dividia entre os dois zagueiros rubro-negros. A primeira vantagem dos visitantes veio disso. Danilo e Léo Pereira trocavam passes entre si, até achar a melhor maneira do primeiro conduzir ao campo de ataque e passar a um companheiro perto da área. Quase funcionou ao lançar Emerson Royal em profundidade. Plata não chegou a tempo de finalizar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/z/l/hOum74Qz62W0LIWa8URQ/rib4908.jpg)
Foto: Marcos Ribolli
O Rubro-Negro se movia bastante para confundir as perseguições tricolores, e começou a levar mais vantagem após os 30 minutos. Carrascal e Samuel Lino transitavam entre os flancos e o meio. Plata não parava no centro do ataque. Arrascaeta buscava se aproximar sempre da bola. Os laterais também eram agressivos. O São Paulo começou a ter problemas para manter o melhor encaixe.
Samel Lino chegou a ter um gol anulado por impedimento no detalhe. Sabino bloqueou uma finalização muito promissora de Carrascal dentro da pequena área. O São Paulo também assustou Rossi enquanto conseguiu ganhar duelos no campo de ataque. Sabino finalizou duas vezes com algum perigo. Mas a sensação final da 1ª etapa não foi tão confortável para os mandantes.
O cenário seguiu no 2º tempo. Em dois minutos o Flamengo chegou com perigo duas vezes. Arrascaeta perdeu grande chance em bola roubada por Carrascal na saída do São Paulo. Arboleda errou. Instantes antes, Saúl atacou a primeira trave em escanteio cobrado pelo uruguaio e cabeceou por cima da meta.
A resposta do Tricolor veio novamente com Ferreira, que aproveitou a inversão recebida pela esquerda, após bola retomada pelo São Paulo no campo de ataque, e bateu com perigo à esquerda da meta de Rossi. Luciano aproveitou um momento de desorganização do Flamengo enquanto Léo Pereira era atendido fora do gramado e chutou com força por cima do gol.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/a/I/YBnqwsRlm9E0e3etuoPQ/rib5119.jpg)
Foto: Marcos Ribolli
Novamente estabilizado em campo, o Flamengo voltou a produzir. Samuel Lino fez movimentos em diagonal para a área e finalizou dois cruzamentos que partiram do lado direito. No primeiro, de Danilo, não conseguiu dar uma direção à bola. No segundo, acertou em cheio o belo levantamento de Emerson Royal para virar o placar. Arrascaeta foi muito bem na origem do lance.
Quando a situação parecia tranquila para os cariocas, Plata solou o tornozelo de Arboleda e foi corretamente expulso de forma direta. Filipe Luís mexeu de forma tripla na equipe. Tirou Arrascaeta, Carrascal e Samuel Lino. Botou Ayrton Lucas, De la Cruz e Luiz Araújo. Voltou a montar um 5-3-1 ao ter um jogador expulso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/L/d/vwj0tBQe6cW1VPRX9XWw/campo-02.png)
Foto: Rodrigo Coutinho
O São Paulo rondava a área, pressionava, mas não havia criado nenhuma oportunidade até mais uma ótima jogada de Ferreirinha pela esquerda. Ele tabelou com Lucas, invadiu a área, mas foi desarmado por Emerson Royal. A bola sobrou para Maik bater cruzado e o próprio atacante empatar o jogo. Justo com quem tanto conseguiu desequilibrar.
















