O equipamento começou funcionar desde segunda-feira (7), no modo piscante, para familiarizar os motoristas e pedestres. Placas com painéis de LED também foram instaladas no local para alertar os condutores sobre o início da operação total do semáforo.
O novo sistema usa a mesma tecnologia que já funciona no cruzamento da Avenida Josefa de Melo com a Avenida Santa Amália, no bairro do São Jorge. Ele conta com sensores por imagem, que detectam a presença de veículos e ajustam o tempo do semáforo automaticamente. Isso ajuda a evitar paradas desnecessárias e melhora o fluxo de veículos.
A ideia é manter a Márcio Canuto como via principal, com o sinal verde liberado na maior parte do tempo. O semáforo só vai fechar se um pedestre acionar a botoeira para atravessar ou se um veículo parar na linha de retenção da Rua Alba Mendes.
Para os pedestres, o sistema conta com botoeiras nas hastes dos semáforos. Basta apertar e segurar por 3 segundos uma vez, aguardar o sinal sonoro e a luz verde para atravessar com segurança. É importante esperar o tempo do ciclo programado, que varia de acordo com o fluxo da via.
Outro destaque é que esse novo semáforo já está sincronizado com o outro equipamento semafórico existente – o semáforo para a travessia de pedestres localizado 150m antes do cruzamento -, também na Avenida Márcio Canuto. Essa coordenação ajuda a manter o trânsito fluindo e evita paradas frequentes no trajeto.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) reforça a importância de atenção redobrada ao circular pela região, especialmente neste início de funcionamento do novo equipamento.
Redação com TNH1
Siga Nossas Redes Sociais !
Curta & Compartilhe