Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE se reúne com foco nas eleições municipais

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de março de 2024

vv2

Tribuna do Agreste

Na tarde desta quinta-feira (29), os integrantes do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação (NED) do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniram para discutir e elaborar as ações para este ano, com foca nas eleições municipais de outubro. O Núcleo é presidido pelo desembargador eleitoral Milton Ferreira Netto e tem representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Polícias Federal, Militar e Civil e do Sindicato dos Jornalistas.

“Nesse primeiro momento, discutimos possíveis parcerias e campanhas para atuarmos de maneira didática junto à população e, ainda, com eventos internos para capacitar os integrantes das instituições que atuarão diretamente nos casos de desinformação”, explicou o desembargador eleitoral Milton Ferreira Netto.

Além do desembargador eleitoral Milton Ferreira, compõem o Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas o procurador regional eleitoral, Marcelo Jatobá Lôbo, o advogado Francisco Dantas, o delegado Ivan Santos Lauzid (PF), o delegado Sidney Tenório (PC), o tenente coronel Galvão (PM) e o jornalista Pinehas Furtado (Sindjornal).

O NED tem o objetivo de elaborar diretrizes e propor ações nos seguintes eixos: trabalho preventivo de esclarecimento dos servidores e público em geral sobre a atuação da Justiça Eleitoral e o processo eletrônico de votação; monitoramento de redes sociais e internet, de forma ampla, para rastreamento daquelas notícias diretamente relacionadas à Justiça Eleitoral; e tratamento por meio de respostas ágeis à desinformação identificada.

*Redação com Tribuna Hoje

Galeria de Imagens