Por: Raul Vallerine
Desde os meus tempos de criança que eu fico pensando sobre o sentido da Páscoa. O que é? Para que serve? O que significa? Não raro a gente ouve dizer: “Páscoa é vida nova”, é “passagem”, é mudança.
Uma data em que todos fazem troca de presentes, chocolates, enfim, coisas boas. Um momento de amor entre as pessoas.
Foi nesta data que o maior homem que já pisou nesta Terra deu a sua vida em nome do amor, perdão e caridade: Jesus Cristo.
Independente da nossa crença, a Páscoa é um momento de reflexão, momento único em que o filho homem de Deus Pai morreu por nós para nos salvar.
Se você não acredita nisto, não tem problema. Reflita apenas. Um homem deu a própria vida em prol de outros homens. Ou seja, um gesto de abnegação, desprendimento, enfim, um ato único de amor.
Infelizmente, estes valores parecem bastante deturpados hoje. É mais fácil alguém dar um chocolate do que amar, perdoar ou doar. Penso que cada um dos elementos deve ser feito com coração e mais, com verdade.
Uma data que remonta a uma palavra simples, muito esquecida nos dias atuais, mas fundamental para a nossa existência, o perdão.
O que realmente importa é que o perdão deve fazer parte das nossas vidas. Afinal, porque perdoar? Porque somos seres imperfeitos, somos falhos, mas queremos acertar e o nosso semelhante igualmente tem o direito de errar.
O que faz o perdão? Traz-nos a paz. Retorna-nos ao sentido de proteção e amor fraternal. Quando perdoamos de coração somos seres em estado de graça, de paz, de bondade, de união.
O perdão não é apenas um sentimento. O perdão é um ato. O perdão é uma atitude. Perdoar não pode ser “de boca”. Perdoar tem que ser de coração, de peito aberto, sem orgulhos, sem exigência.
Perdão não significa aceitar tudo que o outro faz. Significa exigir, porque o ama. Perdoar é um ato em que temos que estar preparados.
Pois, perdoar é deixar para trás tudo que passou e começar novamente. Não é uma atitude fácil. Perdoar é difícil e por isto é tão raro. Contudo, não é impossível perdoar. O elemento mais importante para o perdão está dentro de nós, está no nosso coração, o amor.
Com o amor, o perdão se traduz em leveza, em vida feliz, em harmonia e paz de espírito. Independente da sua crença pratique o perdão.
Aproveite este feriado prolongado para estar junto daquelas pessoas que ama e praticar o perdão. O perdão verdadeiro, de coração.
Assim como no dia a dia o mais importante é termos iniciativa de buscar o crescimento e, sobretudo a felicidade. Devemos ver no ato de perdoar como parte de nossa existência.
Apesar de tudo, perdoe. Exerça o perdão no seu coração e na sua vida. Não guarde rancores de nada e de ninguém, não vale a pena. A vida é muito curta para este tipo de sentimento.
Ame os outros apesar dos outros. Ame suas qualidades e respeite os seus defeitos. Se tudo isto for difícil, então pelo menos ame. Do seu jeito, com o seu coração, suas verdades e seus desejos. O amor supera qualquer barreira. Perdoe e liberte-se!
E você pode se questionar: E o chocolate? Chocolate é símbolo do prazer, portanto, do amor e, por conseguinte, do perdão.
Coma chocolate com moderação ame muito e verdadeiramente e perdoe sem moderação, afinal, a liberdade e o amor consistem na certeza de um coração sem mágoas, rancores e frustrações, ou seja, um coração repleto de perdão para viver no amor a plenitude da felicidade!
*Redação com o progresso de tatui