O governador Paulo Dantas (MDB) anunciou, nas redes sociais, nesta segunda-feira (23), o calendário de pagamento dos precatórios do extinto Fundef [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério].
Os recursos estarão disponíveis na conta de 25 mil professores nas próximas quinta (26) e sexta-feira (27). Ao todo, são mais de R$ 200 milhões a serem repassados.
A lista com os servidores beneficiados pela verba, resultado de uma luta histórica da categoria, foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição suplementar do dia 10 de setembro de 2024.
No grupo, estão os profissionais do magistério que trabalharam na rede pública estadual entre 1998 e 2006, sejam ativos, aposentados ou seus herdeiros. O vínculo pode ser estatutário, celetista ou temporário, e estar em cargo, emprego ou função na estrutura do magistério público.
Paulo também comunicou que, em outubro, em data a ser comunicada, o governo vai ratear R$ 16 milhões dos precatórios do Fundef entre mais de 9 mil servidores da área administrativa.
Em vídeo publicado na manhã desta segunda, o governador comemorou o anúncio e indicou que o dinheiro a circular na economia local vai impulsionar o comércio e a geração de emprego e renda no estado.
Redação com Gazeta web