Anadia/AL

13 de julho de 2024

Anadia/AL, 13 de julho de 2024

Paulo Dantas anuncia retomada da Artnor e garante centro para artesãos alagoanos

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de fevereiro de 2024

vv2

Pei Fon/ Agência Alagoas

Por: Marcelo Alves 

O governador Paulo Dantas garantiu a retomada da Feira Internacional de Artesanato do Nordeste (Artnor), durante uma reunião virtual realizada nesta terça-feira (20), que contou com a presença de dezenas artesãos e representantes do Sebrae, que também é parceiro da iniciativa. 

No encontro, também foi divulgado que será feita nos próximos meses a entrega de um Centro de Referência Alagoas Feito à Mão, que seria um polo para promoção da cultura popular alagoana. O evento não acontecia há 10 anos.

Paulo ressaltou que Alagoas é o segundo estado com mais artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O governador explicou que esse resultado é fruto das ações desenvolvidas pelo programa Alagoas Feita à Mão. “É essencial para a geração de emprego e renda, investir em iniciativas como a Artnor, que vai contribuir para desenvolver, fomentar e divulgar a produção artesanal alagoana de mais de 900 artesãos, beneficiados diretamente”, ressaltou.

Para a secretária de Estado de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Caroline Balbino, Alagoas figura em primeiro lugar em tipologias. “Nada mais justo em apoiarmos a Artnor, para divulgarmos nossas matérias primas artesanais, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal”, disse. Ela ainda detalhou de forma bem entusiasmada sobre a chegada do Centro de Referência Alagoas Feito à Mão. “Este será um espaço da promoção genuína do artesanato alagoano e um espaço com potenciais turísticos altíssimos”, adiantou. O ponto ficará localizado na Praça Floriano Peixoto, no Centro de Maceió.

O superintendente do Sebrae, Vinícius Lages,  parabenizou a iniciativa do Governo de Alagoas em investir no artesanato alagoano e agradeceu a parceria. “Vale destacar que essa retomada faz parte de um trabalho integrado entre o Governo de Alagoas e o Sebrae para fortalecer a atividade artesanal, que está presente em todo o estado”, frisou.

Para a Mestra Vânia, as iniciativas anunciadas pelo Governo de Alagoas demonstram o respeito com o artesão. “Paulo Dantas mostra que está comprometido com o artesanato alagoano. Falando aqui pelo setor, podemos dizer que estamos sendo respeitados como profissionais artesãos”, disse. Durante o encontro, também foram anunciadas a nova logomarca do evento – um chapéu de guerreiro -, e a abertura da nova galeria de artesanato Alagoas Feito à Mão, que fica no Shopping Mangabeiras.

*Redação com Cada Minuto

Galeria de Imagens