Anadia/AL

20 de junho de 2024

Anadia/AL, 20 de junho de 2024

“Petrobras precisa investir mais para pagar mais dividendos no futuro”, diz Mercadante

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 21 de março de 2024

vv2

(Foto: mercadante/flick 247, petrobras/infomoney)

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, afirmou nesta quinta-feira (21) que as discussões do governo federal sobre a distribuição de dividendos da Petrobras devem considerar que os investimentos são necessários justamente para aumentar os rendimentos dos acionistas da petroleira.

Mercadante destacou em sua fala no fórum BNDES Periferias, na sede do banco no Rio de Janeiro, que o investimento em pesquisa foi necessário para obter a exploração do pré-sal, “o que mudou a história da empresa”

O presidente do banco de fomento prosseguiu criticando a redução ocorrida nos últimos governos da capacidade de refino da estatal. “E como pode a Petrobras exportar petróleo bruto e importar derivados?”, indagou.

Mercadante ainda afirmou que “o petróleo não vai desaparecer, até porque a nova energia é mais cara do que a anterior”.

Em relação ao impasse dos dividendos, ele ressaltou que a “Petrobras foi a segunda empresa que mais pagou dividendos no mundo, mas ela precisa investir para pagar mais dividendos no futuro”.

“Ela precisa investir mais”, destacou, afirmando que a exploração de petróleo na Margem Equatorial “pode ser um novo pré-sal”.

“Só haverá dividendos no futuro, se a empresa ampliar seus investimentos”, finalizou Mercadante.

*Redação com Brasil 247

Galeria de Imagens